Acontecem durante essa semana, no Auditório da EMEF Profª Selva Campos Monteiro, Oficinas do Programa de Educação Patrimonial para os Professores da Rede Municipal de Ensino.
O Curso de Educação Patrimonial, ministrado por Aluane de Sá e Karla Kamila Passos dos Santos, Membros da REM - Rede de Educadores de Museus de Goiás tem vários objetivos,dentre eles o de formar agentes multiplicadores no aprendizado do Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Arte-Educação e da Arqueologia.
As Oficinas visam contribuir nas ações pedagógicas da sala de aula, para possível interlocução de temas transversais como Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e temas locais, da realidade regional, no intuito de promover a valorização das identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural,a partir de atividades e produtos vinculados tanto na educação formal como na informal, com vistas ao desenvolvimento de metodologia de Educação Patrimonial, que possibilite o entendimento conceitual em torno do significado de Patrimônio Cultural, que leve ao reconhecimento local, possibilitando sua apropriação, salvaguarda e preservação.
Dessa maneira, a participação dos professores no respectivo Curso de Educação Patrimonial é essencial para contribuírem na preservação do amplo e diversificado Patrimônio Cultural de Rio Verde.
Durante os trabalhos, os envolvidos fizeram a leitura do texto de Walter Benjamim: “Omelete de Amoras”, uma leitura que traz um retorno à infância, lembranças de momentos felizes do passado. As Pedagogas participaram efetivamente, deram opiniões sobre o objeto, o eu lírico do texto, por ser a representação da memória transcendente à realidade, uma reportação à memória afetiva, que as faziam remeter as lembranças do passado: à meninice de qualquer leitor.
Na oficina foi proposto para fazer um desenho, algo que marcou a infância ou outra etapa de vida. Nesse contexto, discutiu-se o Patrimônio Arqueólogo enquanto o objeto do passado e recurso do presente, sendo constantemente requalificado, a partir do olhar dos segmentos sociais envolvidos, abarcando memórias significativas, tradições e percepções de natureza imaterial.
Foram desenvolvidas também atividades sobre os mapas do Estado de Goiás e de Rio Verde, como orientações para intervenções participativas de bens e referências patrimoniais, destacando os lugares que devem ser cuidados como símbolos históricos de nossa cidade, que devem receber atenção especial e ser preservados.
Para as Educadoras, o conhecimento adquirido na semana de Curso será espetacular e colocado em prática na Escola: “pretendemos trabalhar o Patrimônio Cultural e fortalecer a relação das pessoas com suas heranças culturais, pois é assim que os nossos estudantes vão aprender a estabelecer um relacionamento de responsabilidade com a valorização e preservação do Patrimônio, revigorando a experiência real e a cidadania”, destacaram.
Fotos:Jeanne Barreto
Professores participam de Oficinas do Programa de Educação Patrimonial