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postado em 28 out 2015 em Secretaria de Educação

Professores participam de Oficinas do Programa de Educação Patrimonial

 

Acontecem durante essa semana, no Auditório da EMEF Profª Selva Campos Monteiro, Oficinas do Programa de Educação Patrimonial para os Professores da Rede Municipal de Ensino.

 

O Curso de Educação Patrimonial, ministrado por  Aluane de Sá e Karla Kamila Passos dos Santos, Membros da REM - Rede de Educadores de Museus de Goiás tem vários objetivos,dentre eles o de formar agentes multiplicadores no aprendizado do Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Arte-Educação e da Arqueologia.

 

As Oficinas visam contribuir nas ações pedagógicas da sala de aula, para possível interlocução de temas transversais como Pluralidade Cultural, Meio Ambiente e temas locais, da realidade regional, no intuito de promover a valorização das identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural,a partir de atividades e produtos vinculados tanto na educação formal como na informal, com vistas ao desenvolvimento de metodologia de Educação Patrimonial, que possibilite o entendimento conceitual em torno do significado de Patrimônio Cultural, que leve ao reconhecimento local, possibilitando sua apropriação, salvaguarda e preservação. 

 

Dessa maneira, a participação dos professores no respectivo Curso de Educação Patrimonial é essencial para contribuírem na preservação do amplo e diversificado Patrimônio Cultural de Rio Verde.

 

Durante os trabalhos, os envolvidos fizeram a leitura do texto de Walter Benjamim: “Omelete de Amoras”, uma leitura que traz um retorno à infância, lembranças de momentos felizes do passado. As Pedagogas participaram efetivamente, deram opiniões sobre o objeto, o eu lírico do texto, por ser a representação da memória transcendente à realidade, uma reportação à memória afetiva, que as faziam remeter as lembranças do passado: à meninice de qualquer leitor.

 

Na oficina foi proposto para fazer um desenho, algo que marcou a infância ou outra etapa de vida. Nesse contexto, discutiu-se o Patrimônio Arqueólogo enquanto o objeto do passado e recurso do presente, sendo constantemente requalificado, a partir do olhar dos segmentos sociais envolvidos, abarcando memórias significativas, tradições e percepções de natureza imaterial.

 

Foram desenvolvidas também atividades sobre os mapas do Estado de Goiás e de Rio Verde, como orientações para intervenções participativas de bens e referências patrimoniais, destacando os lugares que devem ser cuidados como símbolos históricos de nossa cidade, que devem receber atenção especial e ser preservados.

 

Para as Educadoras, o conhecimento adquirido na semana de Curso será espetacular e colocado em prática na Escola: “pretendemos trabalhar o Patrimônio Cultural e fortalecer a relação das pessoas com suas heranças culturais, pois é assim que os nossos estudantes vão aprender a estabelecer um relacionamento de responsabilidade com a valorização e preservação do Patrimônio, revigorando a experiência real e a cidadania”, destacaram.

Fotos:Jeanne Barreto

Professores participam de Oficinas do Programa de Educação Patrimonial

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