Com o objetivo de incentivar e aprimorar a formação dos professores, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve desde 2009, o Programa de Formação Continuada - Profoco - Prova Brasil, o qual oferece suporte teórico-metodológico para os educadores de 5º e 9º ano.
Segundo a coordenadora do Profoco-Prova Brasil no município, Giselly Lima, o programa acontece todos os anos em que a prova é aplicada e cerca de 100 professores estão participando este ano da capacitação. “Acredito que esse projeto é extremamente positivo, porque todas as vezes que a Prova Brasil seria aplicada e a SME promoveu o curso, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das unidades foi elevado. Os professores mostram para os alunos que eles têm que enxergar a avaliação de outra maneira e trabalham as competências que forem exigidas, tanto o teórico como metodológico”, destacou.
O curso foi dividido em três turmas com aulas quinzenais, será realizado na SME em diferentes horários e teve início, nesta quinta-feira, 07.
A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Areno Martins Vieira, no distrito de Lagoa do Bauzinho, Jeronete de Jesus, está participando pela primeira vez do curso, ela conta que a expectativa pela capacitação é grande e que a unidade e os alunos só têm a ganhar.
A professora, Joana Darc, destaca que os cursos oferecidos pela SME são sempre de boa qualidade, que sana dúvidas e aprende bastante. “Todos os anos eu participo e vejo melhora na prática educacional e no desempenho dos alunos”, contou.
As aulas são ministradas pelos professores formadores Giselly Lima e Alexandrina Almeida (Língua Portuguesa) e Carlos Oliveira (Matemática). A coordenadora pedagógica da SME, Rosana Guimarães, relatou que a formação continuada para a prova facilita o trabalho em sala de aula. “O que a Secretaria pode oferecer é o curso e quem fará o trabalho com os alunos serão vocês, a formação é fundamental, portanto a educadores e aos estudantes”, disse.
O secretário de Educação, Levy Rei de França estava presente e desejou sucesso aos professores, reiterando que a Secretaria fará tudo que for necessário para que a educação de Rio Verde continue sendo referência em nível estadual e nacional.
Abaixo, acompanhe os horários das aulas:
Turma I – Quinta-feira -13h30 às 16h30
Turma II – Quinta-feira - 19h às 22h
Turma III – Sexta-feira - 20h às 23h
Saiba mais
A Prova Brasil é uma avaliação voltada aos alunos do 5º e 9º ano que tem função de diagnóstico, visa medir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Baseados nas informações da Prova Brasil, o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade de ensino no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo a correção da distorção e debilidades identificadas e direcionar seus recursos técnicos e financeiros às áreas reconhecidas como prioritárias.