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postado em 31 jan 2009 em Secretaria de Educação

Professores da rede municipal de ensino começam curso Pró-Letramento

Na manhã deste sábado, 31, no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR), aconteceu a aula inaugural do curso Pró-Letramento (Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental), que é uma parceria da Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Educação, com a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério da Educação (MEC).   Alem do secretário de Educação, Levi França, estavam presentes na aula inaugural a coordenadora administrativa e pedagógica da Secretaria, Zelma Leão; a tutora de Alfabetização e Linguagem, Luzimeire Guimarães; e o tutor de matemática, Carlos Sérgio de Oliveira.   Ao todo, 320 professores da 1ª a 5ª série da rede municipal de ensino estão participando do curso, que tem por objetivo melhorar a qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.   Para a tutora Luzimeire, além de uma boa sala de aula e de apoio do sistema, para uma boa educação, é necessário que o professor tenha uma boa formação. “E é justamente para que o professor se atualize que este Programa veio. Ele está aqui para dar subsídios aos professores com cursos de qualidade e sem custo”.   Já o tutor de matemática, que sabe da dificuldade do aluno em aprender e se deliciar com esta matéria, afirma que vai desenvolver uma matemática mais gostosa na sala de aula. “Sei que quase todos tem medo da matemática, mas nem percebemos que ela está em tudo que fazemos no nosso dia-a-dia e é isso que vamos aprender a passar para nossos alunos”, disse Carlos Sérgio.   A procura de vagas para fazer o curso foi grande, de acordo com o secretário Levi França, mas o que ele mais destacou em seu discurso foi a boa educação que Rio Verde possui. “O que a gente ouve nas ruas é que a educação não precisaria ser renovada e que ela era uma questão de continuação. E quem me disse isso foram as pessoas que estavam recebendo este benefício. Pudemos perceber isso nas matrículas, já que a população prefere estudar e por seus filhos na rede municipal. A educação foi o que mais deu certo na administração passada”.   Sobre o curso   Cada curso terá a duração de 120 horas distribuídas em dois momentos:
  • Presencial – para início do curso e desenvolvimento de atividades coletivas, num total de até 84 horas, com duração de quatro horas semanais (alfabetização e linguagem) e 8 horas quinzenais (matemática);
  • Atividades individuais, num total que complete 120 horas. Os cursos de Alfabetização/ Linguagem e Matemática serão desenvolvidos separadamente.
Posteriormente será feito um revezamento entre os professores. A partir da estrutura montada, os que fizeram o curso de matemática poderão fazer também o de alfabetização e linguagem e vice-versa. Isso contribuirá para que se desenvolva nas escolas a cultura de formação continuada, que é um dos objetivos do Pró-Letramento.   Organização e Dinâmica   Os cursos de Alfabetização/Linguagem terão 7 fascículos em que serão abordados os seguintes temas:   1) Capacidades lingüísticas da alfabetização e a avaliação;
2) Organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino;
3) Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura;
4) Relatos docentes: uma possibilidade de reflexão sobre a prática lingüística na alfabetização e no ensino da língua nas séries iniciais;
5) Jogos e brincadeiras no ensino de língua portuguesa;
6) Modos de falar/Modos de escrever;
7) O livro didático em sala de aula: algumas reflexões.   Os fascículos serão distribuídos a cada professor participante, havendo vídeos, que complementarão os momentos presenciais e ficarão disponíveis, através do professor orientador/tutor.   Os cursos de Matemática contarão com 9 fascículos:   1) Números naturais
2) Operações com números naturais
3) Espaço e forma
4) Frações
5) Grandezas e medidas
6) Frações e Medidas
7) Tratamento da informação
8) Resolver problemas: o lado lúdico do ensino da matemática
9) Avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais   A dinâmica dos fascículos apresenta dois momentos:   1. Roteiro de trabalho para o encontro   Apresenta as seguintes etapas a serem realizadas durante o encontro presencial:
 - Pensando Juntos – retoma o que foi trabalhado no fascículo anterior,
 - Trabalhando em Grupo – abre o estudo de um novo conteúdo,
 - Nossas Conclusões – faz a síntese do dia de trabalho.   2. Roteiro de Trabalho Individual   Neste momento, o participante retoma o tema que é aprofundado com leituras e sugestões para o cotidiano da sala de aula.   3. Avaliação   Os professores serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
  • freqüência aos encontros presenciais;
  • realização satisfatória das tarefas previstas em cada fascículo;
  • auto-avaliação do professor cursista, considerando o percurso durante o Pró-Letramento, as contribuições do curso e as mudanças em sua prática pedagógica.
                                                          

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