- Presencial – para início do curso e desenvolvimento de atividades coletivas, num total de até 84 horas, com duração de quatro horas semanais (alfabetização e linguagem) e 8 horas quinzenais (matemática);
- Atividades individuais, num total que complete 120 horas. Os cursos de Alfabetização/ Linguagem e Matemática serão desenvolvidos separadamente.
2) Organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino;
3) Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura;
4) Relatos docentes: uma possibilidade de reflexão sobre a prática lingüística na alfabetização e no ensino da língua nas séries iniciais;
5) Jogos e brincadeiras no ensino de língua portuguesa;
6) Modos de falar/Modos de escrever;
7) O livro didático em sala de aula: algumas reflexões. Os fascículos serão distribuídos a cada professor participante, havendo vídeos, que complementarão os momentos presenciais e ficarão disponíveis, através do professor orientador/tutor. Os cursos de Matemática contarão com 9 fascículos: 1) Números naturais
2) Operações com números naturais
3) Espaço e forma
4) Frações
5) Grandezas e medidas
6) Frações e Medidas
7) Tratamento da informação
8) Resolver problemas: o lado lúdico do ensino da matemática
9) Avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais A dinâmica dos fascículos apresenta dois momentos: 1. Roteiro de trabalho para o encontro Apresenta as seguintes etapas a serem realizadas durante o encontro presencial:
- Pensando Juntos – retoma o que foi trabalhado no fascículo anterior,
- Trabalhando em Grupo – abre o estudo de um novo conteúdo,
- Nossas Conclusões – faz a síntese do dia de trabalho. 2. Roteiro de Trabalho Individual Neste momento, o participante retoma o tema que é aprofundado com leituras e sugestões para o cotidiano da sala de aula. 3. Avaliação Os professores serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
- freqüência aos encontros presenciais;
- realização satisfatória das tarefas previstas em cada fascículo;
- auto-avaliação do professor cursista, considerando o percurso durante o Pró-Letramento, as contribuições do curso e as mudanças em sua prática pedagógica.