A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Superintendência de Juventude, o Vereador Nilton Lamas e o Professor de Educação Física e praticante do esporte Olímpico Badminton Everton Pontes Freitas, são parceiros na implantação do Projeto Badminton em Rio Verde. O Professor Everton Pontes Freitas foi para São Paulo no último dia 29 de outubro para fazer um curso de capacitação de professor de Badminton pela FEBASP - Federação de Badminton do Estado de São Paulo, onde esteve com o presidente da FEBASP, o senhor Manoel Gori e o curso foi ministrado pelo Diretor Técnico, o senhor Paulo Nunes.
O projeto tem como objetivo treinar os jovens de Rio Verde, na prática do esporte Badminton e ao mesmo tempo despertar o interesse por essa modalidade de esporte.O Professor Everton Pontes Freitas, também visitou o CBBd – Confederação Brasileira de Badminton, filiada à Federação Internacional de Badminton, designada pela sigla IBF, e ao Comitê Olímpico Brasileiro, designado pela sigla COB, é uma associação de fins não econômicos, de caráter desportivo, fundada na cidade de São Paulo, onde conheceu o técnico da seleção Brasileira de Badminton, senhor Luís Martin, e o Assessor de Imprensa da CBBd, o senhor Hilton Fernando.
O Professor Everton Pontes Freitas, diz que, “como o Brasil será anfitrião das Olimpíadas de 2016, é obrigatórios que ele tenha competidores de todas as modalidades esportivas para participar dos jogos olímpicos, sendo assim eu já estou fazendo a minha parte, em disseminar essa modalidade esportiva que eu já venho estudando e praticando há algum tempo, e treinar outras pessoas para ter condições de disputar com competidores internacionais”.
O Professor Everton Pontes Freitas, está treinando Badminton com algumas pessoas todas as semanas de segunda a Quinta a partir das 20:00 horas no estacionamento do estágio Mozart Velloso do Carmo, e convida a população de Rio Verde para conhecer e treinar Badminton junto com eles.
A Origem do Esporte:
O Badminton teve origem na Grécia onde era chamado Tamborete e Peteca. Era jogado por adultos e crianças e o objetivo era rebater a peteca com um taco. Na Índia o Badminton era chamado de Poona. Oficiais ingleses levaram-no para a Europa onde se popularizou. Em 1970 foi batizado como Badminton após ter sido aperfeiçoado numa propriedade chamada Badminton, pertencente ao duque de Beauforts, em Glocestershire na Inglaterra. Em 1934, na mesma cidade inglesa, foi fundada a Federação Internacional de Madminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Nos anos seguintes outros países se tornaram membros, especialmente depois da estreia do esporte nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992 onde os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas. Atualmente 130 países são membros da Federação Internacional de Badminton.
O que é?
É um jogo que tem como objetivo rebater uma peteca com uma raquete.
Regras?
Hoje a Federação Internacional de Badminton (IBF) estabeleceu como forma de experiência para o ano de 2006, novas regras, que serão reavaliadas ao término deste ano e funcionam da seguinte forma (CBB, Confederação Brasileira de Badminton): O jogo é disputado em sistema de melhor de três games (sets) sem vantagem. Cada set terá 21 pontos, podendo ir até 30, caso não tenha mais de 2 pontos de diferença. A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes de sustentação. Os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como tênis. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve bater na peteca, na altura da cintura, obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária. Vencendo o ponto, continua sacando o mesmo jogador, devendo apenas inverter a sua posição na quadra. Após o saque, não há restrição quanto ao tipo de batida na peteca, valendo cortadas (smash), drops, curtas, etc. É proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples. Para jogos de simples a quadra será de 5,18 por 13,40m e para duplas será de 6,10 por 13,40m. O lado que ganhar o game serve primeiro no próximo game, ao final do game troca-se de lado da quadra.
Cada vez que a peteca tocar o solo da quadra será contado um ponto.
Quando um dos lados alcançar a quantia de 11 pontos ambos os lados terão um intervalo de sessenta segundos, intervalo de dois minutos entre o primeiro e o segundo games e intervalo de até cinco minutos após o segundo game.
Everton Pontes Freitas posa ao lado do Presidente e do Diretor da Febasp
Professor Everton faz curso de capacitação pela Federação de Badminton de São Paulo
Rio-verdense posa com os colegas do curso