Com muita animação, mais de 700 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram certificados pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O Programa conta com parceria da Polícia Militar. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 18, no Clube Dona Gercina e teve grande participação da comunidade escolar e de autoridades civis e militares.
No primeiro semestre, os estudantes, que fazem parte do 5º ano, de 14 escolas, divididas entre os núcleos III e V do Ensino Fundamental participaram da formação, a qual teve duração de dez semanas. A capacitação foi dirigida por uma equipe da Polícia Militar, composta pela soldado Fernanda Vieira e pela cabo Edna Araújo, e abordou os seguintes temas: “Prevenção às Drogas Lícitas e às Ilícitas”, “Amizade, Prevenção à Violência”, “Maneiras de Dizer Não”, “Como lidar com a Pressão e Bullying”.A solenidade foi aberta pelos alunos do Colégio da Polícia Militar de Rio Verde, unidade Carlos Cunha Filho, que fizeram a guarda da bandeira. Posteriormente, foi entoado o Hino Nacional e o coral das escolas municipais cantou o Hino à Rio Verde.
A soldado Fernanda leu o histórico do Proerd, agradeceu a presença de todos e deixou palavras de gratidão ao secretário de Educação, Levy Rei de França e ao prefeito Juraci Martins, na oportunidade representando pelo secretário de Administração, José Carlos Pimenta Cabral. “Há oito anos estou trabalhando nas escolas com o projeto e a mudança positiva que ocorreu nas instituições de ensino é visível”, enfatizou José Carlos.
Para a cabo Edna Araújo, trabalhar com o Proerd é gratificante e o Programa funciona como um investimento para o futuro. As aulas são realizadas em 11 encontros, todas em sala de aula com o acompanhamento do professor. A didática tem que ser dinâmica, estamos falando de prevenção e o aluno não pode ter medo, tem que ter conscientização.
A gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Nasser, Abadia de Oliveira, explicou que a unidade recebeu o Proerd pelo terceiro ano e neste período já é possível perceber mudanças nos alunos. “As drogas e a violência são um problema do mundo atual e as crianças convivem com eles, percebem que é preciso mudar e passam esta mensagem às famílias”, contou.
A professora na Emef Olinda Ataydes, Gleiciane Nogueira, elogiou a parceria e destacou que o programa possibilita aos alunos o contato com a realidade. “O projeto facilita o trabalho dos professores e não beneficia só os alunos, mas também unidade escolar e sociedade”, finalizou.
Lis do Prado tem dez anos de idade e é aluna da Emef Dona Josefina ela disse que aprendeu muito com o Proerd. “As drogas não trazem nenhum benefício”, afirmou.
Mãe de uma estudante da rede municipal, Elaine Rodrigues relatou que a filha amou participar do programa. “Ela fez questão que eu viesse, esse projeto foi a melhor coisa que aconteceu, as crianças já crescem sabendo o que é bom e o que é ruim”, salientou.
O subcomandante do 2º Batalhão da Policia Militar, Major Jeovaldo Ataídes de Moura reforçou a importância de ensinar às crianças o caminho certo a seguir. “Parabéns a todos os formandos, recebendo este certificado vocês assumem uma grande responsabilidade e sem dúvida depois da formação serão cidadãos melhores e pessoas mais saudáveis no futuro”, concluiu.
O secretário de Educação, Levy Rei de França destacou que o programa é uma das parcerias que geram resultados para os rio-verdenses na diminuição da violência e combate às drogas. “É muito importante observar que este trabalho da Secretaria de Educação não é só para hoje, mas valoriza também o longo prazo, é uma ação que dá resultados mostrou muita eficiência nos cerca de 50 países em que foi implantado e nós estamos fazendo nossa parte também aqui em Rio Verde”, pontuou.
O secretário de administração, José Carlos Pimenta Cabral disse que participar do encerramento do projeto é motivo de alegria e parabenizou a Policia Militar pelo excelente trabalho desenvolvido juntamente com a SME. “Nós estamos envolvidos com um trabalho que visa, acima de tudo, prevenir os nossos jovens para que eles possam, através de orientações, dizer não às drogas e escolher um futuro melhor”, ressaltou.
Um dos momentos mais aguardados da cerimônia foi o juramento e o recebimento da premiação, cedida a um aluno de cada unidade, vencedor do concurso de redação do Proerd, os quais foram contemplados com uma bicicleta oferecida pela SME.
No próximo semestre, os núcleos I, II e IV passarão pela capacitação e a novidade é que serão abertas turmas voltadas especificamente aos pais e à comunidade escolar. Fotos: Washington Oliveira
Autoridades presentes na entrega de certificados
Alunos do Colégio Militar de Rio Verde entrando com as bandeiras para a solenidade
Coral interpretou várias canções, como o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Rio Verde
Soldado Fernanda fazendo a leitura do histórico do Proerd
Levy, secretário da SME: "Nós estamos fazendo nossa parte"
Secretário de Administração, José Carlos Pimenta Cabral: "Com o projeto, os nossos jovens poderão escolher um futuro melhor"
Entrega de prêmios para alguns participantes do Proerd
Auditório lotado de alunos durante a solenidade de encerramento do Proerd