Na manhã desta quarta-feira, 13, os Grêmios Escolares Mirins dos Ensinos Infantil, Rural e dos Distritos foram empossados para a gestão 2013/2014.
Na oportunidade, a coordenadora dos grêmios escolares, Helena de Souza salientou que a solenidade representa um momento único para os alunos. “Depois de todo o período eleitoral a data da posse é a hora de realmente consagrar a vitória deles, o que, para mim, representa uma nova etapa neste trabalho, tendo em vista que os grêmios tem sido instrumento de formação de lideranças”, destacou.
A professora Débora Maia estava acompanhando os alunos e disse que se sentia emocionada com o evento. “É um trabalho muito gratificante e tenho certeza que eles irão fazer uma excelente gestão, já são uns verdadeiros políticos mirins”, pontuou.
Torcendo e apoiando o filho, Telma de Fátima era só elogios: “Esta é a terceira vez que ele foi eleito, mas isso faz parte da personalidade dele, que é líder e sempre compromissado em ajudar os colegas”.
O presidente do grêmio “Mico Leão Dourado”, da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) Água Mansa, Antônio Rodrigues de Oliveira Neto, de apenas dez anos de idade, contou que pretende continuar com o trabalho e colaborar com o que for necessário.
Demonstrando maturidade, a aluna Júlia Cristina, de cinco anos, é tesoureira do “Os guerreiros”, da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Mundo Encantado e acredita que pode ajudar a melhorar a escola.
O secretário de Educação, Levy Rei de França destacou que este é um trabalho que já foi feito no primeiro mandato do prefeito Juraci Martins, o qual contou com melhoramento e foi estendido a várias unidades da rede. “Neste ano, os membros dos grêmios vão receber uma qualificação sobre liderança, continuando com uma verba específica que vai para as escolas a fim de que possam discutir com a comunidade onde o dinheiro será gasto, além disso, eles também irão participar de eventos, sessões da Câmara Municipal e discussões entre os grupos para que possam trocar experiências. Eles podem não entender muito de solenidade de posse, mas eles têm voz e tem vez e na educação sempre serão ouvidos”, adiantou.
Nesta quinta-feira, 14, às 8h, no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR), os grêmios do Ensino Fundamental da zona urbana tomarão posse.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Posse dos grêmios ocorreu na manhã de hoje