A empresa Dakino Confecções, localizada no Distrito Industrial e Municipal de Micro e Pequenas Empresas – DIMPE, realiza amanhã, 07, sua primeira exportação. As confecções da Dakino terão como destino Angola, na África. Serão exportadas camisetas masculinas, de malha; vestidos; saias; blusas e calças femininas. As peças serão enviadas como amostras para um distribuidor em Angola, que ficará responsável pela divulgação e venda naquele País.
Angola foi escolhida por ser um mercado que demanda este tipo de produto, pela facilidade da língua – como ambos os países falam português, não há barreira lingüística para as negociações, pelos contatos estabelecidos entre o vendedor e pela viabilidade econômica da operação.
O proprietário da empresa, Sr. Antônio Adair de Oliveira, está bastante otimista com a perspectiva de exportar. Para ele, “esta é uma possibilidade de ampliar e diversificar as vendas, e se correr tudo bem, logo estaremos empregando mais gente para aumentar a produção”.
Após uma análise logística, a empresa foi orientada pela Gerente de Comércio Exterior da Prefeitura de Rio Verde, Lorena Moraes, a fazer exportação pelo programa Exporta Fácil, dos Correios. “Pelo custo do frete e por não ter necessidade de habilitação prévia como exportador nas exportações por couriers, optamos pelos Correios. Será a primeira vez que uma microempresa usa os serviços de exportação dos Correios em Rio Verde”, disse Antônio.
Projeto da Prefeitura
A internacionalização das e pequenas microempresas rio-verdenses é um projeto da Prefeitura de Rio Verde, que vem sendo posto em prática através da Secretaria de Indústria e Comércio, Escritório Municipal de Exportação. Os pequenos micro empresários rio-verdenses recebem consultoria e assessoria gratuitos em todas as etapas de internacionalização.