Esse dia, 2 de abril, tem como objetivo de esclarecer o que é o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.
Os Transtornos do Espectro Autista TEA - são um grupo de modificações no neurodesenvolvimento que predominam alterações na habilidade do funcionamento social e da comunicação, frequentemente acompanhada por movimentos estereotipados, ou repetitivos, e interesses restritos. O diagnóstico costuma acontecer entre 3 e 6 anos de idade, porém quanto mais cedo se levanta essa possibilidade, mais cedo inicia-se o tratamento e melhor será a adaptação social destas crianças. É clínico, ou seja, depende de avaliação direta da criança e de relatos dos pais e requer meses de acompanhamento do neurodesenvolvimento para maior exatidão. Fatores de Risco e Sintomas • Alteração no desenvolvimento da comunicação social, fala e linguagem. Ex: apontar com seu próprio indicador o que quer e olhar o objeto desejado e nos olhos da mãe. Não olha de forma consistente nos olhos do cuidador, etc. • Alteração na socialização • Presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos • Isolamento Social – brinca sozinho. Prefere os brinquedos que os pares (coleguinhas da mesma idade) • Não atende ao chamado do seu nome • Movimentos repetitivos e sem propósito • Prejuízo no contato social “olhos nos olhos” (não olha nos olhos por mais de 2 segundos) • Ausência da noção de perigo ou medo de situações que são ofensivas • Dificuldade de aprendizagem pelos métodos tradicionais de ensino • Dificuldade de compreensão de linguagem falada • Coordenação motora irregular Tratamento Inicialmente deve-se focar no desenvolvimento da compreensão e comunicação social, seja verbal ou não. Então, o tratamento neuropsicológico abordará habilidades sociais e acadêmicas. Quanto mais cedo aprenderem o jogo da comunicação social, melhor será sua qualidade de vida. A orientação dos pais e da escola é fundamental. É necessário que se aprenda a contornar a ocorrência de acontecimentos que geram estresse, e que possivelmente sejam incontroláveis. Portanto, planejar e treinar com antecedência à exposição a novas situações é fundamental. Procurar descobrir o por quê de determinadas situações parecerem tão desagradáveis e evitar obrigá-los a executar novas ordens sem preparo e treinamento. Uma vez que o simples ato de vestir um casaco novo poderá ser muito desgastante para pais e criança.