Prefeitura recupera barragem da Fesurv
De acordo com o secretário Sidnei Souza, o trabalho está concluído em 10 dias. “Estamos fazendo o aterramento e a compactação da terra, para recuperar a barragem que foi destruída”, explicou o secretário, que destacou ainda que alguns cuidados estão sendo tomados para reforçar a estrutura e evitar que novos acidentes aconteçam. “A barragem irá ficar mais larga, mais alta e arredondada, para reduzir o impacto da água, mas acreditamos que não teremos mais acidentes daquele tipo, porque foi feita, antes, a recuperação de nascentes em toda a bacia que fica acima da represa, pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Além disso, serão feitos dois ladrões de água”, disse Sidnei.
Para diminuir os custos da obra, os 12 mil m³ (o equivalente a 2 mil caminhões) de terra, necessários para o serviço, estão sendo retirados da obra do lago, abaixo da represa.
Histórico:
A represa rompeu na madrugada do dia 5 de fevereiro deste ano, depois de uma forte chuva. A tromba d´ água danificou também a barragem do lago que estava sendo construído pela Prefeitura, próximo à Câmara Municipal, derrubou árvores e, por pouco, não atingiu algumas casas.
Na época, um laudo do Corpo de Bombeiros, que representa a Defesa Civil no Município, apontou a extração desordenada de cascalho, sem as devidas barreiras de contenção, na Serra da Caieira, como a provável causa do rompimento da represa da Universidade.