Na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da Prefeitura (Kleber Reis Costa), foi realizado o I Encontro Regional do Plano de Ações Articuladas (PAR). O evento contou com a presença do diretor de articulação dos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica, Romeu Caputo, do Prefeito de Rio Vede Juraci Martins, além de prefeitos, secretários e gestores educacionais de outras cidades da região como Indiara, Aporé, Bom Jesus e Castelândia, contabilizando a presença de mais de 50 pessoas. Durante a manhã foi apresentado o PAR. Para o período da tarde esta prevista a visita dos participantes à construção da Creche do Bairro Gameleira e a abertura das obras dos bairros Eldorado, Jardim Helena e DIMPE. Na oportunidade Juraci Martins destacou que sempre foi bem recebido nos Ministérios, em Brasília e que espera receber o representante do MEC da mesma maneira. “É uma satisfação recepcionar Romeu Caputo e os representantes de outros municípios, isso mostra que estamos unidos pela educação de qualidade,” afirmou. O Prefeito falou ainda sobre a necessidade dos políticos trabalharem como representantes do povo e qualificou o conhecimento com uma das prioridades de sua administração. “Todo o ensino é gratificante, a base é o ensino fundamental e as ferramentas utilizadas são os professores, que usam o conteúdo como matéria prima,” concluiu. Romeu Caputo agradeceu a receptividade dos presentes e falou da oportunidade de ver o trabalho ser realizado na prática. “Visitando as obras posso dar sentido e significado aos projetos, ver como eles já estão acontecendo e assim poder avaliar a possibilidade de novas obras com o recurso do PAC,” explicou. Segundo o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, esse dia será muito produtivo, pois acontecerá uma troca de experiências. “O mais importante neste dia é o lançamento destas creches, que representarão para o ano que vem mais de 1.000 novas vagas para as crianças de Rio Verde”, finalizou. Para finalizar o evento, Romeu Caputo irá ministrar um mini-curso sobre as ações do Plano.
Conheça o PAR
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do PDE, e inaugura um novo regime de colaboração, que busca concertar a atuação dos entes federados sem ferir-lhes a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, que compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica. A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR. Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR. O instrumento para o diagnóstico da situação educacional local está estruturado em quatro grandes dimensões: 1. Gestão Educacional. 2. Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar. 3. Práticas Pedagógicas e Avaliação. 4. Infra-estrutura Física e Recursos Pedagógicos. Cada dimensão é composta por áreas de atuação, e cada área apresenta indicadores específicos. Esses indicadores são pontuados segundo a descrição de critérios correspondentes a quatro níveis. A pontuação gerada para cada indicador é fator determinante para a elaboração do PAR, ou seja, na metodologia adotada, apenas critérios de pontuação 1 e 2, que representam situações insatisfatórias ou inexistentes, podem gerar ações. Assim, o relatório disponibilizado apresenta as seguintes informações: 1. Síntese por indicador: resultado detalhado da realização do diagnóstico. 2. Síntese da dimensão: resultado quantitativo da realização do diagnóstico. 3. Síntese do PAR: apresenta o detalhamento das ações e subações selecionadas por cada estado ou município. 4. Termo de Cooperação: apresenta a relação de ações e subações que contarão com o apoio técnico do Ministério da Educação. 5. Liberação dos recursos: apresenta a relação de ações que geraram convênio, ou seja, a liberação de recursos financeiros. Fonte: http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php Whasington Oliveira O Prefeito Juraci Martins recebe Romeu Caputo e Levy Rei de França em seu gabinete Estiveram presentes vários representantes de outras cidades O Secretário de Educação, Levy Rei de França ressalta a importâcia destas novas creches Romeu Caputo agradeceu a oportunidade acompanhar este momento importante para Rio Verde O Prefeito Juraci Martins fala sobre a satisfação receber todos os representantes das cidades vizinhas Autoridades municipais participam da abertura do I Encontro Regional do Plano de Ações Articuladas (PAR)