A Prefeitura de Rio Verde, por meio do Hospital do Câncer de Rio Verde em parceria com o Programa Saúde da Mulher realiza de 8 a 13 de março, a “Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino”.
Com o objetivo de atrair a população feminina a cuidar da saúde, o evento faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. As palestras educativas serão realizadas no Hospital do Câncer e abordarão temas como planejamento familiar, do preservativo feminino e a importância dos exames preventivos ao câncer de colo de útero.
Confira a programação
Dia 08/03
08hs – Abertura
08 às 11hs – Coleta de material citológico (preventivo)
08:10hs –Palestra : Câncer do Colo Uterino
Dr. William Carlos Abud Filho – Ginecologista Oncológico
08:50hs - Palestra : Planejamento Familiar
Patrícia Chaves – enfermeira
13hs às 17hs - Coleta de material citológico (preventivo)
Dias 09 a 12/03
08hs às11hs - Coleta de material citológico (preventivo)
13hs às17hs - Coleta de material citológico (preventivo)
Câncer do Colo do Útero
Muitas vezes, quase sempre por vergonha, falta de acesso aos seviços, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco. O caso do câncer de colo do útero, por exemplo, é responsável pela morte de milhares de mulheres em todo o mundo, devendo ser devidamente prevenido e controlado.
O útero da mulher é composto por colo, corpo e fundo. Inicialmente, o tumor limita-se à região do colo. Sua evolução ocorre vagarosamente, motivo pelo qual, se atendida a tempo, é curável na quase totalidade dos casos. Entretanto, se não tratado em tempo hábil, pode estender-se para todo o útero e outros órgãos. Atinge predominantemente mulheres na faixa de 35 a 50 anos; porém, há muitos relatos de casos em pacientes com cerca de 20 anos. Naquelas com mais de 50 anos, é absolutamente necessária a realização regular dos exames.
A estimativa do Ministério da Saúde, elaborada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o ano de 1999, foi de 104.200 óbitos e 261.900 casos novos (incidência) de câncer. Dentre eles, o câncer de mama ocupa o segundo lugar em incidência e o terceiro em mortalidade e o câncer de colo do útero o terceiro lugar em incidência e o quarto em mortalidade.
As taxas de incidência de câncer de colo do útero são geralmente altas na América Latina. No Brasil, existe uma grande variação nas taxas de incidência, sendo as maiores nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Dos cinco Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) em funcionamento no país, o câncer de colo do útero foi o tumor mais incidente em Belém e Goiânia, ficando em segundo lugar em Fortaleza, Campinas e Porto Alegre.
No sistema atual, mais de 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de colo do útero apresentam a doença em estágio avançado já na primeira consulta, o que limita, em muito, a possibilidade de cura. De todas as mortes por câncer em mulheres brasileiras da faixa etária entre 35 e 49 anos, 15% morrem devido ao câncer de colo do útero.
Embora o Brasil tenha sido um dos primeiros países no mundo a introduzir a citologia de Papanicolaou para a detecção precoce do câncer de colo uterino, esta doença continua a ser um sério problema de saúde pública.
Fonte: Portal da Saúde
Atenção! O exame preventivo é a única maneira de identificar o câncer de colo de útero em seu início, quando pode ser tratado sem maiores problemas.