Em comemoração ao dia do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra 11.006 juntamente com a Prefeitura de Rio Verde celebraram os 362 anos de formação do Exército Brasileiro.
A solenidade, realizada na manhã desta segunda-feira, 19, contou com a presença de grande parte do secretariado, cabendo ao Secretário de Planejamento e Administração José Carlos Pimenta Cabral representar o Prefeito Juraci Martins na cerimônia. O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade tais como representante do Colégio da Policia Militar, Escolas Municipais, e destacamentos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros que abrilhantaram juntamente com os atiradores do TG em suas evoluções militares.
Ao som da Canção do Exército os atiradores bradaram o hino maior dos militares em honra à bandeira nacional. A evolução militar ficou a comando do Sargento Jerry Marciano Serreta, à frente do palanque das autoridades.
José Carlos Pimenta Cabral recebeu em nome do Prefeito Juraci o diploma “Amigo do TG” das mãos do Subtenente Jeová – Comandante do TG 11.006. O Secretário destacou a importância e o imenso valor da instituição, e sobre tudo quanto à apresentação primaz desprendida aos militares para com os símbolos nacionais.
“Quando verificamos que em nossas escolas não existia a tradição e o culto as bandeiras, imediatamente corrigimos esse erro infelizmente arraigado na mentalidade da sociedade, hoje nossa realidade mudou, através de atos cívicos nas repartições públicas fazemos valer o verdadeiro sentimento de patriotismo e respeito à pátria”; disse José Carlos.
O Subtenente Jeová destaca a importância dessa magna data para o Exército Brasileiro. No dia 19 de abril de 1648 se uniram as três raças em um só corpo militar nos Montes Guararapes, pronto a defender a integridade nacional, dos atrozes inimigos holandeses que violavam a soberania brasileira.
A História do dia 19 de abril de 1648.
As Batalhas dos Guararapes foram duas batalhas travadas entre as tropas invasoras holandesas e os defensores portugueses, nos Montes Guararapes, atual município de Jaboatão dos Guararapes, ao Sul do Recife, no Estado de Pernambuco. O exército holandês na sua marcha era constituído por cerca de 5.000 homens, e as forças luso-brasileiras restringidas a apenas 2.200, divididos em quatro “batalhões”, comandados pelos mestres-de-campo João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, o governador dos Índios, capitão-mor Filipe Camarão, e o governador dos pretos, Henrique Dias, não dispondo de qualquer peça de artilharia.
Por terem vencido o episódio foi decisivo na Insurreição Pernambucana, que culminou no término das Invasões holandesas do Brasil, no século XVII. Sendo estabelecida a data como “criação” do exercito brasileiro.
A primeira batalha ocorreu em 19 de Abril de 1648, e a segunda em 19 de Fevereiro de 1649. A primeira Batalha dos Guararapes é, simbolicamente, considerada a origem do Exército Brasileiro.
Fotos: Washington Oliveira
Alunos de diversas escolas assistiram o evento
Destacamento da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros
Palanque de autoridades que prestigiaram o evento
Sargento Marciano conduz os atiradores durante a evolução
Sec. José Carlos representa o Prefeito em diplomação "Amigo do TG"
Sub-Tenente Jeová destaca a importância em comemorar essa data, resgatando a memória da instituição
"Cada um de nos devemos ter em nossos corações o sentimento de civismo e amor a pátria", desta José Carlos