A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, convida a toda população rio-verdense e dos distritos para participarem do lançamento da obra da construção da UPA- Unidade Pronto Atendimento. O evento será nesta terça-feira, 09, às 9 horas, na Rua Goiânia, entre as Ruas 14 e 15 (local conhecido também como o quarteirão da antena), na presença de autoridades municipais e convidados.
A iniciativa é mais uma das promessas de campanha de Dr. Juraci que começa a ganhar forma e promete revolucionar a saúde pública do Município. De acordo com o Prefeito, o local será transformado em um Quarteirão da Saúde e contemplará além da UPA, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um laboratório de análises clínicas, além de todas as dependências da Secretaria de Saúde.
UPA - A UPA tem o objetivo de ampliar o acesso da população à rede básica de saúde, por meio de oferta de serviços que possibilitem respostas ágeis as suas necessidades de assistência médica imediata, com o compromisso de direcionar os usuários que necessitem de acompanhamento nas UBS – Unidade Básica de Saúde.
O Atendimento é de 24 horas, onde serão acolhidos os pacientes e seus familiares; que passarão pelo Processo de Acolhimento através da Classificação de Risco, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, estabelecendo o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, garantindo atendimento ordenado de acordo com o grau de sofrimento ou gravidade do caso.
Para otimização do atendimento serão adotados protocolos de Atendimento Clínico e de Triagem e de Procedimentos administrativos, construindo fluxos entre as Unidades de Atenção Básicas – Saúde da Família, Samu 192, Unidades Hospitalares, Unidades de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e com outros serviços de Atenção à Saúde do Sistema locorregional.
Os objetivos específicos da Unidade são:
1. Realizar atendimento médico sem agendamento prévio nas especialidades básicas, para usuários que demandam assistência imediata e cuja intervenção seja compatível da Atenção Básica; 2. Otimizar o atendimento nos Prontos-Socorros na medida em que absorve a demanda de baixa complexidade e média complexidade; 3. Oferecer retaguarda às Unidades Básicas de Saúde; 4. Aumentar a oferta e a agilidade do acesso aos procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico; 5. Promover a humanização dos serviços por meio de acolhimento resolutivo à demanda espontânea; 6. Garantir a assistência e acompanhamento nas UBS dos usuários nela atendidos, sempre que necessário; 7. Executar as ações pertinentes da vigilância epidemiológica, identificando, notificando e realizando intervenções especificas nos agravos de notificação compulsória, violências e acidentes de trabalho, garantindo a qualidade e a continuidade da assistência orientações técnicas da Vigilância em Saúde.