A Prefeitura de Rio Verde, através da SMT – Superintendência Municipal de Trânsito - e as Empresa de ônibus coletivo do Município estudam mudanças no sistema do transporte urbano para facilitar a vida dos usuários.
Segundo o superintendente, Nazian Roberto, o prefeito, Paulo Roberto Cunha, determinou que se estude o mais rápido possível, um meio prático para que o usuário do transporte coletivo não demore tempo demais para chegar ao seu destino e que a tarifa seja diferenciada. “Por exemplo, hoje o usuário que sai do bairro Popular para ir até a Renovação, ele gasta cerca de uma hora, dando voltas na cidade até chegar ao seu destino. É com isso que vamos acabar, de vez, aqui em Rio Verde”, explicou o Superintendente.
Para isso, Rio Verde deverá ser dividido em quatro quadrantes. Cada quadrante terá ônibus de 15 em 15 minutos. O usuário sairá do seu bairro até o centro da cidade, onde será montado um terminal, se ele quiser seguir para outro setor, pegará outro ônibus, no mesmo local. “Esse tempo de troca de ônibus será mais rápido que o atual”, disse Nazian.
O Superintendente explica ainda que outra vantagem desse novo sistema será a diferenciação da tarifa. A pessoa que mora em um bairro e quer ir somente no centro da cidade, pagará um valor menor. Se for, por exemplo, do bairro Céu Azul à Promissão, continuará pagando R$ 1,80. “Essa tarifa não muda. Só pagará menos do bairro ao centro”, explicou.
O novo Sistema contará ainda com o eixão. No estudo está previsto que o ônibus sairá da Vila Menezes, vai até a Fesurv, passa pela rodoviária e o ponto final será no trevo da avenida Presidente Vargas, saída para Goiânia.
Imediato
Outra solicitação do Prefeito foi ônibus exclusivos para atender os alunos do Colégio Militar e para isso, já na próxima segunda-feira, dia 15, será implantado ônibus gratuitos das duas empresas, Prodoeste e Paraúna, que sairão da Rodoviária até o Colégio Militar. “Esse sistema será exclusivo para os estudantes. Com isso evitaremos que os ônibus percam tempo e o descumprimento das planilhas”, explica Nazian.
Para o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, as mudanças que acontecerão nas linhas do transporte coletivo do Município visa à melhoria completa do Sistema. “Não é justo o usuário perder tanto tempo esperando ônibus e ainda circular em toda cidade para chegar ao seu destino. Estamos vendo a viabilidade de todo esse novo Sistema e o que for melhor faremos. Espero que tudo esteja pronto até o dia 30 de junho”, falou o Prefeito.
O Superintendência Municipal de Trânsito já discutiu o projeto com empresários do setor de transporte coletivo da cidade, com os universitários da Fesurv e nos próximos dias será tratado com outros segmentos da comunidade, para deixar a população informada e participante destas alterações.
As discussões sobre as mudanças no transporte urbano estão sendo discutidas com a comunidade. A primeira aconteceu com os empresários. Essa semana a discussão aconteceu com os universitários e nos próximos dias outra classe participa dos debates para a melhoria do transporte coletivo urbano.