O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) foi implantado em Rio Verde no ano de 2005, e é pedagogicamente estruturado em 11 lições, com a duração de 45 a 60 minutos cada uma. As instruções são repassadas por um policial militar fardado, que atua como educador social trabalhando a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e conscientizando crianças e adolescentes contra a violência.
Mais de 6 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelo programa, recebendo o carinho e a atenção que lhes são garantidas por lei, dos pais, instrutores, policiais militares, professores e autoridades civis que colaboram e ajudam a engrandecer o nome do Proerd.
Em Rio Verde, o projeto de Lei Nº158/2012, que foi sancionado pelo prefeito Juraci Martins, em 17 de dezembro de 2012, institui no calendário oficial do município o dia 20 de junho como o “Dia do Proerd em Rio Verde”. O município é a única cidade de Goiás que tem um dia dedicado ao projeto.
Desde a implantação em Rio Verde, o programa só recebeu elogios de toda a comunidade, e de forma muito especial dos pais, uma vez que a droga é um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias.
Neste ano, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e em parceria com a Polícia Militar de Goiás, pretende formar mais duas turmas de "proerdianos", uma em junho e outra no final do ano. Ao todo, serão formados mais de 2 mil alunos de escolas públicas e particulares.
Foto: Tanabi Fedrigo
Até o final do ano, mais duas turmas de "proerdianos" serão formadas pelo Programa em Rio Verde