O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins participou nesta quinta-feira, 20, no quartel do 2º BPM de Rio Verde (Batalhão Gama Cerqueira) de reunião com o comando da policia militar, para se inteirar do projeto de criação de uma nova companhia de policiamento militar em nossa cidade.
Segundo a apresentação do projeto traçado pelo Comando Geral da PM do Estado de Goiás, Rio Verde seria dividida em duas “áreas” operacionais, visando integrar e facilitar o policiamento. Tal divisão tem como preceito a setorização dos trabalhos policiais, esquema esse já utilizado em outras cidades como Anápolis, Trindade, entre outras. A metodologia de trabalho visa sobretudo a segurança preventiva. O procedimento consiste, basicamente, em colocar um grupo operacional ostensivo, sob comando de um oficial militar, atuando junto à comunidade especifica, em uma área pré-determinada. O Prefeito afirma que irá prestar todo o apoio que a PM necessitar, bem como já faz quanto ao banco de horas pago pelo município. “Não é de nossa responsabilidade esses subsídios a polícia, porém devemos ajudar, pois nós cidadãos é que sentimos na pele a criminalidade em nossa cidade”, diz Juraci Martins. Segundo o Comandante do 2º BPM Cel. José Custódio dos Santos a divisão deverá acontecer na próxima semana após uma portaria do Comandante Geral da PM, sendo o Major Wilmar Rubens o comandante dessa nova companhia a ser criada. Vale ressaltar que o comando do 8º CRPM (comando regional) continuará a cargo do Cel. Macário, sendo ele o responsável pela coordenação geral em um sistema mais amplo.Foto: Cairo Fagundes
"Não é obrigação do município, mas continuaremos ajudando a PM", disse Juraci Martins A Prefeitura investe aproximadamente 70 mil reais em banco de horas para a Polícia Militar O esquema de setorização já vem sendo utilizado em várias cidade de Goiás, inclusive na capital.