O prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, juntamente com o seu secretariado, vereadores e comunidade em geral, fez, hoje de manhã, a inauguração das rampas especiais para deficientes físicos, que foram construídas em diversos pontos da Cidade. A solenidade de inauguração foi feita no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil.
O presidente da ADEFIRV – Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde -, Jairo de Moraes, agradeceu o Prefeito pelas ações sociais e benefícios que são feitos para melhorar a vida dos portadores de deficiência, e o homenageou, e também a secretária de Promoção Social, Maria das Graças, com uma placa de agradecimento. “Em nome de todos os nossos associados eu faço a entrega destas placas e os agradeço pela sensibilidade humana em relação aos nossos deficientes”, declarou. Durante a solenidade foi anunciado que em agosto será inaugurado o CRAD – Centro de Referência de Apoio ao Deficiente e Idoso -, que vai dar todo apoio necessário à estas pessoas e também foi entregue ao Prefeito um ofício pedindo uma sede própria para a ADEFIRV. “Estas rampas que estamos inaugurando hoje é uma pequena obra, mas de grande alcance, que virá para minimizar o sofrimento e fazer com que o caminho que vocês percorrem seja mais suave. De agora pra frente vocês vão me avisar onde mais é necessário fazer as rampas que nós vamos fazer”, afirma o prefeito Paulo Roberto Cunha. Outros benefícios Ano passado, devido a uma solicitação do Prefeito, uma das empresas de transporte coletivo, a Prodoeste, adquiriu dois ônibus adaptados, que possuem elevadores para os usuários de cadeira de rodas, facilitando assim a sua locomoção. No mês de agosto de 2005, a Prefeitura firmou parceria com a Vila São José Bento Cottolengo – Hospital de Medicina Física e Reabilitação, de Trindade -, que visa beneficiar portadores de deficiência física.A parceria cadastrou todas as pessoas portadoras de deficiência física, seja ela, com ou sem condições financeiras para obter, muleta, cadeira de roda, aparelho auditivo, andador, cadeira de banho, bengalas, coletes ortopédicos, talas e próteses.
Após o cadastramento, as fichas foram enviadas para os responsáveis pelo projeto na Vila São Cottolengo e aos poucos os cadastrados foram recebendo os aparelhos que precisavam. “O objetivo dessa parceria foi levar até o usuário do SUS alguns benefícios especiais sem ter que esperar muito tempo para ter seu problema resolvido”, afirmou o Prefeito. Até hoje, já foram atendidos 625 pessoas e mais 184 já estão cadastradas pra receberem os aparelhos auditivos. Em março deste ano, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Rio Verde, as empresas de transporte coletivo da Cidade, Prodoeste e Paraúna, e a ADEFIRV. Esta parceria está oferecendo um transporte diferenciado aos portadores de necessidades especiais. “Cada empresa de ônibus está oferecendo 100 litros de gasolina mensais, mais a manutenção do veículo que está fazendo este serviço”, explica o presidente da Associação, Jairo de Moraes. O veículo que está sendo utilizado é uma Kombi da ADEFIRV, que já era usada para o transporte dos associados. De acordo com o secretário Executivo da Associação, José Carlos, os dois ônibus adaptados que circulam na Cidade desde 2005 não supriam as necessidades de seus usuários. “Nós precisávamos de uma linha que passasse pela Associação, que fica na Fundação Altair Coelho de Lima, pelo Hospital Regional, maternidade, Cais, dentre outros locais que são muito usados pelos deficientes”, explica o Secretário. Rio Verde possui hoje 1.218 deficientes físicos, 490 deficientes mentais, 480 deficientes auditivos e 253 deficientes visuais, resultando em um total de 2.441 pessoas. Os que necessitam usar o transporte devem somente agendar o dia e horário na ADEFIRV. O serviço é gratuito. Segundo o Presidente da Associação os usuários estão muito satisfeitos com o serviço. “Este transporte dá dignidade aos nossos portadores de deficiência, pois é um serviço exclusivo e adaptado para eles”, explica. “Nós não medimos esforços para atender a população que necessita de algum cuidado especial e a intenção do poder público é ampliar os serviços que beneficiem estas pessoas”, conclui o prefeito, Paulo Roberto Cunha.