O prefeito Juraci Martins conheceu na tarde desta quinta-feira, 09, os quatro novos veículos de transporte coletivo que a empresa Paraúna adquiriu. Os novos ônibus estão equipados com um sistema elevatório que permite o acesso a cadeirantes.
O sistema conta com uma plataforma que desce até o nível da calçada. Pelo acionamento via controle remoto à plataforma se eleva e o usuário tem acesso à parte interna do veículo, a um espaço reservado para a cadeira de rodas devidamente segura por cinto de segurança, proporcionando estabilidade ao deficiente que usufruirá do benefício.
Com um valor de R$ 250.000,00 os ônibus estão equipados com quatro câmeras de vigilância (cada), que registra digitalmente 24h o interior do ônibus, visando à segurança dos passageiros.
Vale destacar que o sistema de acesso não servirá apenas para cadeirantes, pois também poderá ser utilizado por pessoas idosas com dificuldade de locomoção, mulheres grávidas, pessoas com carrinho de bebê e deficientes visuais guiados por cão-guia.
“Quando houve o aumento da tarifa foi uma exigência do município integrar as pessoas com necessidades especiais ao transporte coletivo. Melhorando a qualidade do serviço automaticamente mais usuários vão optar pelo ônibus”, disse Juraci.
Juraci ainda garantiu que as vias de tráfego dos ônibus estarão sempre bem conservadas, evitando assim manutenção excessiva e redução de emissão de gases poluentes provenientes do combustível utilizado (diesel).
O Prefeito ainda comentou que será realizado um estudo de trânsito em Rio Verde por uma empresa especializada visando á melhoria do tráfego. “Teremos várias novidades para o trânsito de nossa cidade”, finalizou.
Segundo o secretário de Administração da Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde (ADEFIRV) José Carlos de Queiroz a incorporação desses novos veículos à frota de transporte público garante a dignidade e independência dos cadeirantes. “Em ônibus convencionais encontramos grandes dificuldades de acesso, a sociedade rio-verdense como um todo só tem a ganhar com essa iniciativa”, destacou José Carlos.
Fotos: Cairo Fagundes
Entrega simbólica dos novos veículos com um custo de 250 mil reais cada
Sup. de Trânsito também conheceu o novo equipamento
Demosntração de como o passageiro cadeirante é transportado
O sistema elevatório suporta até 2.500 quilos