/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; text-autospace:ideograph-other; font-size:12.0pt; font-family:"Liberation Serif","serif"; mso-font-kerning:1.5pt; mso-fareast-language:ZH-CN; mso-bidi-language:HI;}
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que as Unidades Básicas de Saúde ( Postos de Saúde) e as Estratégias de Saúde da Família farão um trabalho de conscientização e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) durante o carnaval. A equipe irá acompanhar o carnaval do Clube Campestre distribuindo camisinhas e orientando os foliões sobre a importância da prevenção do dia 06 ao dia 09 de fevereiro. Os Agentes Comunitários de Saúde trabalharão na orientação em feiras livres e em Pit-Stops, nos bairros de sua abrangência.
A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids, mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses, de acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015.
Os dados comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.
Diante deste panorama, a Coordenação da Atenção Básica do Município de Rio Verde optou por uma campanha de carnaval focada na prevenção, combinando camisinha e orientação. Para tanto, será fornecido um suprimento maior de preservativos para todas as Unidades Básicas de Saúde e para as Estratégias de Saúde da Família e cada unidade de saúde ficará responsável pela distribuição e orientação do uso dos preservativos. Aproveitaremos a oportunidade para incentivar o uso do preservativo feminino.
O município de Rio Verde possui doze postos de saúde:
PS Bairro Popular;
PS Vila Borges;
PS Promissão;
PS Serpró;
PS Gameleira;
PS Laranjeiras;
PS Morada do Sol;
PS Distrito de Riverlândia;
PS Lagoa do Bauzinho;
PS Ouroana.
Centro de Saúde Valdeci Pires
CAIS
E nove Estratégias de Saúde da Família nos Seguintes bairros:
Esf II - Vila Menezes,
ESF I e III - Promissão,
ESF IV - Popular,
ESF V e VII – Anhanguera, Eldorado, Pauzanes e Martins.
ESF VI - Maurício Arantes,
ESF VIII - Mariana e
ESF XIII – Veneza.