Os rio-verdenses que moram na zona leste da cidade receberam neste sábado, 10, mais uma edição da Caravana da Cultura. A programação do evento aconteceu no Terminal dos Trabalhadores (Feira Coberta do bairro). Foram realizadas várias atividades especiais para a população mirim, como: cultura, através do ônibus da Caravana, que possui uma estrutura com brinquedos educativos e livros para incentivo à leitura, além de muita brincadeira, pintura de rosto, jogo de dama, futebol e vôlei.
Para Fábio Pereira, de 10 anos de idade, a Caravana da Cultura estava ótima. “Estou esperando para jogar futebol”, disse. E já que o assunto é o futebol, o monitor da turma interessada em praticar o esporte, Roberto Silva, destacou o evento como forma de tirar as crianças e os adolescentes das ruas. “A Caravana da Cultura é um projeto que além de tirar todas essas crianças das ruas, proporciona a elas uma tarde de bastante lazer, cultura e diversão”, ressaltou.
“Escolhemos os bairros carentes de nossa cidade com a intenção de proporcionar o acesso à diversão para essas crianças. Trabalhamos os temas de cidadania, saúde e esporte, levando muita coisa positiva e aprendizado para cada uma delas”, disse a coordenadora do projeto Caravana da Cultura, Lilian Santílio.
O ônibus da cultura
O ônibus da Caravana teve as atrações mais visitadas pela meninada. No local, uma equipe de recreadores atendeu as crianças, que participaram de uma atividade diferenciada. Através do desenho, com o tema baseado na saúde, Ana Paula Toste perguntava: “O que é saúde pra você?”. Então, a meninada escolhia o “Dormir bem”, a “Higiene Pessoal”, o “Alimentar na hora certa” ou ainda praticar “Atividade física” e colocava a imaginação para funcionar. Para Natanael Alves, de 12 anos de idade, saúde é manter a higiene pessoal. “É muito importante tomar um banho, ficar limpo, depois de brincar, jogar bola”, defendeu. Mas Ana Paula questionou. “Mas saúde não seria esses quatro itens juntos?”
Além disso, o ônibus fascinou e estimulou o imaginário infantil, pois contava com diversos livros que garantem o acesso a relevantes obras literárias e brinquedos no espaço da brinquedoteca. O público infantil teve diversão garantida através dessas e outras atividades de lazer e entretenimento dentro do ônibus da Caravana da Cultura.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Promoção Social, em parceria com o Instituto HSBC Bank duas vezes por mês na cidade e nos três Distritos (Lagoa do Bauzinho, Riverlândia e Ouroana), sempre atendendo uma localidade de cada vez. O objetivo do evento é disponibilizar ações culturais gratuitas e levar conhecimento e diversão aos bairros de Rio Verde e, desta forma, promover a integração das crianças e adolescentes rio-verdenses com seu meio social.
Fotos: Cairo Fagundes
Muitas crianças e adolescentes jogaram vôlei
O jogo de damas exigiu muita estatégia por parte da meninada
Uma das melhores opções para quem gosta de esporte era o bom e velho futebol
Dentro do ônibus, os brinquedos fascinavam quem passava por ali
As obras literárias chamaram a atenção pelas imagens que complementavam as histórias