A Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde (ADEFIRV) recebeu nesta quarta-feira, 26, a visita da equipe da Vila São José Cottolengo.
Durante os dias 26, 27 e 28, cerca de 120 pessoas cadastradas no programa Reabilitar passarão pelo processo de prova e tiragem de medidas para receberem materiais como bengalas, muletas, cadeiras de rodas e de banho, andadores, sapatos para diabéticos, entre outros.
Altina Silva de Almeida é idosa e se inscreveu com o intuito de ganhar uma cadeira de banho e um sapato para diabéticos. Ela faz tratamento em Goiânia e não consegue ficar muito tempo em pé, pois sente tonturas.
Segundo o fisioterapeuta da Vila São Cottolengo, Carlos Caldas, cada pessoa passa por avaliações, através de uma equipe de multiprofissionais, que detectam qual o material ideal de acordo com a necessidade do paciente. O prazo de entrega dos itens é de até 40 dias.
O presidente da ADEFIRV, Jacinto da Silva só tem a agradecer. Ele destacou o trabalho do coordenador José Carlos Queiroz: “Ele sempre faz o possível em sua busca para conseguir mais recursos para a unidade”.
Programa Reabilitar
A Vila São José Cottolengo atua através do programa de medicina física e reabilitação e auxiliam pessoas, tanto com deficiências física, quanto mental e auditiva.
O projeto existe desde 2005 com o apoio do Ministério da Saúde. Em Rio Verde, a equipe é recebida através de uma parceria com a secretaria de saúde, secretaria de promoção social e ADEFIRV.
Para Clarice Leão, secretária da Promoção Social, as pessoas com necessidades especiais são exemplos de superação e força. “Nós que somos os ditos “normais”, muitas vezes parecemos bem mais deficientes”, conta.
Fotos: Washington Oliveira