A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Princípio do Saber e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Selva Campos Monteiro contaram com uma programação diferenciada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta quinta-feira, 18. Ambas optaram por levar uma peça teatral às unidades. Alunos e equipe das instituições de ensino assistiram à apresentação “Menina Bonita do Laço de Fita”, adaptação do livro de Ana Maria Machado.
A coordenadora pedagógica do turno vespertino na Emei Princípio do Saber, Fabiana Borges, revela que a parceria com o grupo teatral já é de longa data. “As peças servem de complementação ao trabalho da alfabetização dos alunos, despertando nas crianças o gosto pela leitura e por eles estarem desenvolvendo apresentações na cidade, escolhemos o Dia Nacional do Livro Infantil para que o teatro fosse apresentado”.
Fabiana destacou ainda que as crianças ficam encantadas com a peça. “A história passa uma mensagem de respeito às diferenças de forma interativa e bem humorada, eles aprendem se divertindo”, concluiu.
O diretor do Grupo Teatral Kabúki, Fábio Oliveira, falou sobre o projeto desenvolvido por eles, o “Teatro educativo na escola”. “Levamos as peças e histórias para várias unidades de ensino, dando oportunidade para que as crianças vejam um espetáculo e aprendam com ele”, explicou.
Laura Ferreira de seis anos de idade, disse que já conhecia parte da história. “Gostei de assistir, de ver os personagens de perto, foi muito engraçado”.
Laelson Silva, de 12 anos, contou que gosta de ler e de assistir apresentações artísticas. “Nós aprendemos e podemos dar muita risada”, observou.
A diretora da Emef Selva Campos, Betania Araújo, afirmou que teatro é cultura, arte e inspira também a leitura tendo em vista que a peça é adaptação de um livro. “Esta foi uma ótima maneira de comemorar o Dia do Livro”, concluiu.
Foto: Tanabi Fedrigo
Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado com dramatização às crianças