Por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME) e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), os alunos das escolas municipais estão participando de palestras de conscientização sobre o trânsito. De forma lúdica, com vídeos e teatro de fantoches, os agentes repassam informações às crianças.
Nesta terça-feira, 16, a equipe de Educação para o trânsito da SMT, composta pelos agentes Helen Rodrigues, Rejane Branquinho e Raoni Soares, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ana Maura Oliveira Jayme e orientou os alunos da unidade, a qual atende estudantes do 1º ao 5º ano.
Helen explicou que a Superintendência está desenvolvendo o trabalho em todas as escolas municipais, em que por meio do teatro, o personagem Pedrinho conversa, responde às perguntas do palestrante com relação ao tema e ao final é realizada a entrega da revistinha criada pela SMT: “Pedestres e Ciclistas no Trânsito!”. “A conscientização é feita sobre todos os assuntos referentes ao trânsito, eles aprendem teoria e prática de forma interativa e podem se tornar melhores condutores no futuro”, salientou Rodrigues.
Conforme Rejane Branquinho, a revistinha visa incentivar as crianças a utilizar uma forma opcional de transporte, que é a bicicleta, orientá-los sobre a forma segura de andar nas ruas e ainda incentivar a prática de atividades físicas.
Giovana Silva, de 8 anos, acredita que é muito importante estudar sobre o trânsito. “Eu já atravessava na faixa e conhecia algumas placas, mas agora estou aprendendo mais”, disse.
Segundo a gestora da unidade, Vanuza Pedreira, os alunos são multiplicadores das informações que recebem. “O trânsito tem muitos problemas por causa dos adultos, mas com os estudantes levando a mensagem que aprendem para os pais, o tráfego de veículos vai melhorar muito, principalmente na porta da escola, que é uma das nossas maiores preocupações”, destacou.
Foto: Tanabi Fedrigo
Ciclo de palestras teve início ontem, 16 de abril