Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE / Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Durante esta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, representantes da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento participaram de uma palestra que teve como temas principais o biodiesel, programas como o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O curso foi ministrado pelos representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edson Coelho – Delegado do MDA em Goiás e João Bertolino, assessor técnico. Estiveram presentes também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Antonio Borges, associações do município de produtores e cooperativas.
Durante o curso os participantes tiveram a oportunidade de entender como os programas funcionam e tirar as dúvidas de como participar deles. Unificar o trabalho realizado pelos produtores para incentivar a produção e a comercialização dos seus alimentos é o principal objetivo do evento.
Sobre os programas:
De acordo com a Lei nº 11.947 no artigo 14, no mínimo 30% do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar. É acionado após a colheita, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com a venda da sua produção a preço justo, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura, incluindo a mão-de-obra, e lhe permita ter recursos financeiros suficientes para a sobrevivência de sua família com dignidade.
Para isso, os programas precisam ser implantados na Cidade. Rio Verde já iniciou o processo de implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas ainda faltam etapas para ele estar realmente em funcionamento.