Do ensino infantil ao fundamental, todas as unidades da rede municipal estão desenvolvendo projetos de conscientização contra a dengue.
Com duração prevista de duas semanas, na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Iracema Velasco, o “Tchau Dengue!” tem promovido atividades diversas.
A coordenada e gestora interina da unidade, Marli Dal Santo, acredita que, é começando pelos pequenos, que se pode obter um trabalho de conscientização, formando adultos mais responsáveis. “Eles são fiscais mirins, se preocupam com os cuidados contra a doença e observam se não há focos do mosquito na escola e em casa”, contou.
Como uma das ações do programa, os alunos participaram nesta segunda-feira, 18, de uma palestra ministrada pelas educadoras em saúde do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Jozy Lacerda e Elizabeth Franco, que, com linguagem clara e adaptada à faixa etária (quatro a seis anos de idade), deixaram a mensagem da importância da precaução, bem como dos perigos da dengue.
Participativo, o aluno, Adrian Ferreira, de quatro anos de idade, interrompeu a palestra para dizer que não deixa os brinquedos no quintal para não acumularem água e que orienta a família sobre os cuidados contra a proliferação do mosquito.
Foto: Tanabi Fedrigo
Crianças interagindo com uma das palestrantes, que se vestiu de Aedes Aegypt (mosquito transmissor da dengue)