A Prefeitura de Rio Verde, por meio da secretaria de saúde realizou nesta segunda, 29, às 09h, o lançamento do reinício das obras no Programa de Saúde da Família do bairro Veneza, localizado na Av. Pastor Crespo.
O evento contou com as presenças do prefeito Juraci Martins, do vice Demílson Lima, vereadores e demais autoridades municipais. A construção da obra tem o objetivo de ampliar a rede de serviços e criar maior abrangência nas ações de Atenção Básica e promoção à saúde. O PSF vai atuar com duas equipes fazendo a cobertura do bairro Veneza e localidades vizinhas e pretende garantir a assistência de 8.000 pessoas.
Segundo Demílson, o orçamento da saúde pública, nesta gestão, está sendo usado em benefício da população. " Rio Verde não será mais a vitrine do agronegócio, será uma referência em saúde no Brasil", completou.
O prefeito Juraci Martins ressaltou que o povo pede pouco e deveria cobrar mais resultados da administração. "Rio Verde é uma cidade rica, mas, até então, esta riqueza era mal distribuída. Vamos investir recursos em benefício da nossa população e todo orçamento destinado à saúde será empregado em assistencia à comunidade".
"Todos ajudando a todos e crescendo por todos. Esta é a filosofia do Dr. Juraci. Em nome do secretário Paulo do Vale, quero dizer da nossa satisfação em lançar mais esta grandiosa obra da saúde", disse o superintendente de saúde bucal, João Bosco Campos Brasileiro de Minas.
Em nome dos vereadores, o vereador e médico Dr. Oduvaldo agradeceu e parabenizou ao prefeito pela escolha do Secretário de Saúde. "Neste governo, os médicos receberam o devido valor e receberam um aumento de salário, com pagamento justo", evidenciou.
O secretário de Governo, Heuller Cruvinel destacou que antes do governo Juraci Martins, a saúde estava esquecida. "Mas queremos até o final deste mandato proporcionar a população rio-verdense 16 PSFs, o dobro do que a cidade possui atualmente, pois nossa cidade merece saúde de qualidade".
Ao lado da unidade,será construída uma academia para a terceira idade, o que fará com que os idosos rio-verdenses passem a contar com pelo menos três academias nos próximos anos.
Academia da terceira idade
A ATI é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. As Academias da Terceira Idade têm trazido resultados significativos para saúde de seus praticantes.
Segundo estudos realizados por Postos de saúde nos bairros onde foram implantadas as academias, o número de consultas e consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade, diminuiram em 30%.
As Academias da Terceira Idade proporcionam além dos resultados na saúde, à resgatar locais públicos antes não utilizados adequadamente pela população.
Os locais tornam-se mais atrativos e interessantes para que todas as pessoas possam frequentá-los não apenas para desenvolver atividades fisicas, mas também para o entretenimento, o que incentiva a comunicação social e também a segurança pública.
Fotos: Cairo Fagundes
"Todo orçamento destinado à saúde será empregado em assistencia à comunidade", diz Prefeito
"Todos ajudando a todos e crescendo juntos", diz Sup. João Bosco
"Rio Verde será referência em saúde na região", afirmou Demilson Lima
"Até o final do mandato teremos 16 PSFs", ressaltou Heuler Cruvinel
Dr. Oduvaldo fala da competência de Dr. Paulo do Vale
Dr. Juraci Martins assina a Ordem de Serviço
Ver. james Borges também assina o documento
Ordem de Serviço é apresentada a todos pelo prefeito Juraci Martins
Comitiva visita a obra em andamento