A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria de Obras está realizando na reserva onde nasce o córrego Barrinha um trabalho de contenção do processo erosivo, o problema persiste há vários anos, é ocasionado pelo intenso fluxo de águas pluviais, e tem piorado com as últimas chuvas.
Usando um sistema de gabião (colchão de pedras basálticas) os operários trabalham com uma retro escavadeira depositando o material em uma “vala” e posteriormente cingido com tela metálica garantindo assim a eficiência do processo. Esse mesmo trabalho pode ser observado nas paredes que escoram o leito do córrego Barrinha.
Segundo a legislação ambiental o local onde está sendo realizada a obra é uma Área de Preservação Permanente (APP), e o poder público é obrigado a zelar pela sua conservação e evitar a degradação da nascente do córrego.
O que é Gabião?
É uma estrutura de tela de aço galvanizado, normalmente no formato de um paralelepípedo, que é preenchida com pedras. Estas gaiolas são empilhadas, com travamento, sendo amarradas entre si, formando obras de proteção muito práticas, como muros de arrimo, proteção de margens de rio, etc.
Quando usada em condições normais, a tela do gabião é fabricada de aço galvanizado normal ou com zincagem pesada. Já em condições mais agressivas, a tela pode ser revestida por uma película de PVC, o que lhe garante maior resistência à corrosão.
Fotos: Washington Oliveira
Operários trabalham em terreno que sofreu com erosão
No local ás águas das chuvas degradavam o terreno
Construção do sistema de gabião