Os estabelecimentos de Rio Verde são os primeiros do estado a terem o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). Ao todo, 53 até o momento, já se encontram adequados às regras de qualidade.
Na manhã desta quarta-feira, 18, a diretora do programa, Cinthia dos Santos convidou representantes da imprensa e promoveu uma reunião, mostrando na prática, como vem funcionado o S.I.M. na cidade.
O primeiro local visitado foi o Varejão Opção, no Residencial Maranata. Eraldo Felix de Farias é o proprietário do estabelecimento já há quase 7 anos e disse que é um investimento que vale a pena. “Já há 6 meses cumpro com as normas do programa. Esse é um instrumento que tem me trazido um ótimo retorno porque os clientes te vêem de outra maneira”, completou.
O outro comércio visitado foi o Supermercado Conquista do Setor Morada do Sol. Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente no mercado, garantindo qualidade e limpeza nos locais de armazenamento e manipulação das carnes e produtos vindos do leite.
Ana Carolina Soares é a responsável técnica que acompanha os locais, verificando se estão seguindo as normas. “Só passamos orientações e fiscalizamos; são o proprietário e o açougueiro que observam e cuidam da higiene dos alimentos diariamente,” disse.
“O S.I.M. representa uma segurança a mais para a população e ainda, faz com que o estabelecimento cresça economicamente,” explicou Cinthia.
Sobre o S.I.M. – O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pelo controle da qualidade dos alimentos, tendo como objetivo inspecionar a obtenção, o processamento e a comercialização de produtos como leite, queijos, doces, manteiga, iogurte, carne in natura, embutidos frescais e cozidos, defumados, salgados e carne seca. Portanto, todas as pessoas e estabelecimentos que confeccionam mercadorias ligadas a estas áreas estão tendo que seguir determinados padrões de qualidade e os benefícios proporcionados, vão além da garantia da qualidade nutricional desses alimentos.
Como conquistar o Selo? – Cinthia ainda reforça que o proprietário que se interessar em aderir ao S.I.M., basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do telefone (64) 3602-8410. Os documentos necessários para o recebimento do selo são:
I - Requerimento
II - Cópias dos documentos pessoais do proprietário (RG e CPF);
III - Declaração de responsabilidade técnica;
IV - Dados do responsável técnico;
V - Cópia da carteira profissional do Responsável Técnico;
VI - Memorial Descritivo Econômico e Sanitário do Estabelecimento;
VII - Planta baixa, “croqui” ou desenho, perfeitamente elaborado, sem rasuras e/ou indicações imprecisas;
VIII - Cópia do CNPJ, Micro Empresário Individual (MEI) , Micro Empresa (ME), ou Empresa de Pequeno Porte (EPP);
IX - Cópia do contrato social;
X - Cópia de locação/arrendamento ou do registro do imóvel (caso o terreno ou prédio não seja próprio);
XI - Cópia do alvará de funcionamento e localização;
XII – Cópia do alvará de Vigilância Sanitária quando for o caso (ou quando couber);
XIII - Parecer técnico e laudo de inspeção feito pelo técnico do Serviço de Inspeção Municipal;
XIV - Comprovante de pagamento das taxas;
XV – Licença Ambiental ou parecer favorável pelo órgão ambiental.
Fotos: Washington Oliveira
Barreira sanitária é usada para lavar a bota antes da entrada na sala de manipulação
O freezer de resfriamento das carnes deve ser limpo, livre de sujeira e sangue
Os profissionais trabalham de touca, luvas e botas na confecção dos alimentos
O Supermercado Conquista foi o 10° estabelecimento em Rio Verde a se adequar às regras de qualidade