Na última quinta-feira, 25, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marion Kompier, o secretário de Ação Urbana Nirton Dias, o Vice-Prefeito Demilson Lima e a Fiscal Ambiental Taysa Fonseca, viajaram para a cidade de Lorena, São Paulo, para visitar a empresa Senergen com o objetivo de buscar novas propostas de indústrias para Rio Verde e trazer tecnologia de reciclagem de lixo inovadora para o município.
Clertan Rochelle apresentou para o grupo quais são as técnicas de reciclagem, explicando que a empresa utiliza duas tecnologias, uma delas é a Pré-hidrólise que é a digestão química em meio aquoso aplicável a qualquer tipo de biomassa, como por exemplo madeira e seus resíduos, bagaço e palha de cana-de-açúcar entre outros e a Conversão de Baixa Temperatura (CBT) que é um processo termo-catalítico simples e eficiente que imita com perfeição a síntese natural do petróleo.
Segundo o site institucional da Senergen, a empresa tem como missão revolucionar o mercado de geração de energia e insumos químicos por meio de uma correta exploração da biomassa como fonte renovável de energia elétrica, térmica e de inúmeros produtos químicos de ampla aplicação industrial. Tudo isso sem agredir o meio ambiente e a saúde dos seres vivos do planeta.
Para atingir seu objetivo a Senergen apoiou a pesquisa, desenvolvimento e comercialização do PROBEM – Programa de Biomassa, Energia e Materiais de autoria do Dr. Daltro Pinatti. Este é um empreendimento pioneiro no mundo que abriu caminhos para a exploração autosustentada da biomassa no sentido de ser ecologicamente e economicamente viável, provendo taxas de retorno sobre o investimento acima da média do mercado.
A vinda dessa empresa para Rio Verde será revolucionária, pois no Brasil ela só existe em Lorena, São Paulo. Esta idéia já existe desde a época que Demilson Lima era secretário de Ação Urbana e tinha a proposta de fazer com que Rio Verde tivesse lixo zero e agora a Secretaria de Agricultura fará uma pesquisa com as industrias de Rio Verde e quando o planejamento estiver pronto a empresa Senergen virá a Rio Verde para falar com o Prefeito.
Autoridades de Rio Verde conversam com o representante da empresa
Outras empresas também foram conhecer essa nova tecnologia