Autoridades políticas, representantes classistas e cidadãos comuns de Santa Helena, Rio Verde e demais municípios vizinhos participaram na noite desta terça-feira, 23, em Santa Helena, da Audiência Pública sobre a ferrovia norte-sul. Entre as autoridades, marcaram presença o presidente da Valec, Juquinha das Neves, o prefeito Juraci Martins, o vice-prefeito de Santa Helena Heliomar Dias do Carmo, o prefeito de São Simão, Francisco de Assis Peixoto, o presidente da Câmara de Rio Verde, Elecir Casagrande, demais vereadores e secretários rio-verdenses, além de um grande público que lotou o salão da Igreja matriz da Cidade.
Juraci Martins fez questão de ressaltar que não tem nada contra a vizinha Santa Helena, mas que continuará lutando para que Rio Verde esteja na rota deste ramal pela potencialidade econômica de Rio Verde, pois tem que defender seu município. “Estamos postulando isso, porque somos responsáveis por 1% da produção de grãos do País e estamos preparados para receber uma obra deste porte, que tanto desenvolvimento irá gerar para a nossa região e para o Brasil”. O prefeito Juraci lembrou ainda que em Rio Verde está instalado o maior complexo agroindustrial da América Latina, através da BR Foods (Perdigão), e que isso também é fator determinante para que a ferrovia corte o Município. “Estamos apenas correndo atrás do que foi prometido. Em 2007, o presidente da Valec, acompanhado pelo governador Alcides Rodrigues, garantiu que a plataforma multimodal seria instalada em Rio Verde, pelo fato do município possuir infraestrutura adequada para receber este grandioso empreendimento”, lembrou. Juquinha das Neves, por sua vez, confirmou a informação e disse, entretanto, que estas instalações não dependem apenas de decisões técnicas. “Estamos tentando encontrar uma forma para agraciar os dois municípios. Temos que destacar, porém, que a distância mínima de construção entre uma plataforma e outra não pode ser inferior a 150 km”. O presidente da Valec disse ainda que o prefeito Juraci Martins é testemunha de que todas as vezes que ele foi procurado por lideranças políticas rio-verdenses, ele prontamente atendeu. “Continuarei me esforçando para atender as reivindicações que agora surgem”. “Esta plataforma é de suma importância para o Estado, pois vai abrir o mercado internacional não só para Santa Helena, mas para toda a região Sudoeste”, disse o vice-prefeito de Santa Helena, Heliomar Dias. Sobre a obra, Juquinha das Neves ressaltou que a construção da ferrovia vai gerar 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. “Quando a Norte-Sul estiver pronta, a quantidade de emprego vai depender da quantidade de empresas que vão se instalar nos locais”. Ao final dos discursos, foi aberto espaço para um debate e as autoridades responderam a todas as perguntas, a maioria delas referentes ao município de Rio Verde. Impactos Ambientais: O engenheiro ambiental Lindomar Ferreira dos Santos é coordenador geral dos estudos ambientais da extensão da ferrovia Norte-Sul entre os municípios de Ouro Verde de Goiás-GO até Estrela D’Oeste-SP e palestrou sobre os impactos ambientais positivos e negativos que poderão ser causados com esta obra. Entre os de maior importância, destaca-se a geração de empregos para a mão-de-obra local não especializada, a dinamização econômica, a redução do número de acidentes nas rodovias e economia nas emissões de gases do efeito-estufa. Apenas o desmatamento e as alterações de comportamento dos animais estão entre os impactos negativos. Fotos: Cairo Fagundes Prefeito Juraci Martins destaca a pujança do agronegócio rio-verdense E diz que continuará defendendo seu Município Juquinha das Neves diz estar empenhado em atender ambos os Municípios Eng. Lindomar Santos ressalto os impactos ambientais desta obra Vice-prefeito de Santa Helena ressalta a importância desta plataforma para o Estado Juquinha das Neves e Secretária de Agroindústria Marion Kompier conferem o mapa