Pesquisas confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstram que o bebê, ainda no útero materno, reage a estímulos sonoros e outras descrevem que as canções também trazem efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança. Reconhecendo a importância da música, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Caminho da Vida, desenvolveu o projeto “Música Infantil no Cotidiano Escolar”.
A coordenadora pedagógica da unidade, Cristina Guimarães explica que a programação foi trabalhada durante dois meses e que as crianças puderam conhecer musicistas, instrumentos, assistir apresentações, como dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Sementes do Amanhã e aprender cantigas que os adultos de hoje cantavam na infância. “Optamos por trabalhar esse tema porque a música faz parte do momento em que a criança está na escola. É importante resgatar as canções de infância e as brincadeiras de roda”, salientou.
Para a gestora da unidade, Eliane Rane, a escola de educação infantil tem que ter música. “Ela é o despertar e o encantamento, o toque e os instrumentos atuam como incentivo à criança na escola”, enfatizou.
Foto: Emei Caminho da Vida
Projeto foi encerrado hoje de manhã na unidade de ensino