O Ministério do Meio Ambiente está realizando um levantamento de informações sobre o manejo de resíduos sólidos no país, com foco nos municípios cuja disposição final dos resíduos sólidos é feita em aterros sanitários. Para efetuar esse levantamento, foram contratados 18 consultores que estão percorrendo o Brasil em busca dessas informações.
Dos 5.561 municípios brasileiros, apenas 70 estão incluídos nesse levantamento. Em Goiás, apenas Rio Verde, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Catalão e Trindade serão avaliadas.
A Engenheira Ambiental, Tânia Maria Mascarenhas, está em Rio Verde nos dias 17 e 18 de outubro (quarta e quinta-feira), realizando os procedimentos para a composição dos dados do levantamento, que consiste em a equipe da Superintendência Municipal do Meio Ambiente responder um questionário sobre o assunto e também a equipe fazer uma visita técnica ao aterro sanitário municipal, bem como às principais instalações de tratamento de resíduos com vistas a subsidiar o levantamento.
Os dados coletados serão processados a fim de se obter um resultado sobre a situação atual do manejo de resíduos sólidos no Brasil nos municípios com aterros sanitários e o potencial para implantação da coleta seletiva.