Número corresponde a 88% do público-alvo de 92 milhões de brasileiros. Municípios devem adotar estratégias locais para continuar vacinando grupos que ainda estão com baixa cobertura
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo para a estratégia de imunização contra a gripe H1N1. Até o dia 16, dos 92 milhões de pessoas nos grupos definidos como prioritários, 81 milhões já haviam recebido a dose da vacina, de acordo com os dados informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, o que representa uma cobertura de 88%. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios adotem estratégias, de acordo com a realidade local, para continuar vacinando os grupos que ainda estão com baixa cobertura.
Em Rio Verde, a meta ainda não foi alcançada entre adultos de 30 a 39 anos e crianças de 2 a menores de 5 anos.
O total de pessoas imunizadas corresponde a 42% da população brasileira. O dado coloca o Brasil na condição de país que mais vacinou em termos de percentual da população total, superando o índice alcançado por países como Estados Unidos (26%), México (24%), Suíça (17%), Argentina (13%), Cuba (10%), França (8%) e Alemanha (6%). A vacinação contra a gripe H1N1 é também a maior já ocorrida no mundo, ultrapassando a vacinação contra a rubéola realizada no país, que alcançou 67 milhões de pessoas, em 2008.