Na noite desta quinta-feira, 14, no salão social da Paróquia São Francisco de Assis, aconteceu a posse dos membros eleitos que compõem os conselhos escolares da zona rural, distritos e do Ensino Fundamental.
A solenidade foi aberta pela execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela aluna Deborah Gouveia e seguido pela apresentação da Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lybia Vidal Silva, Keysa de Souza, disse que o conselho é fundamental para o bom andamento da escola. “Com dois anos de gestão, ele foi muito atuante. Pude contar sempre com a parceria, discutir problemas e buscar soluções”, observou.
A gestora da creche Lar Crianças para Jesus, Wilma de Oliveira, revelou que já participou do órgão como professora. “Eu não tinha o conhecimento quanto ao funcionamento do colegiado, mas depois de assumir eu vi a realidade, como ele pode atuar e ser importante dentro da unidade. O diretor não faz nada sozinho, ele precisa do auxílio da comunidade”, salientou.
Professor na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) São José do Pontal, Adelvair Morais relata que participar do conselho permite ao educador contribuir ainda mais com a instituição de ensino. “Além da forma pedagógica, é possível fiscalizar e tomar conhecimento de tudo que acontece na escola”, pontuou.
Francisca da Silva, que é membro do conselho pelo segmento de pais, no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Dona Marilene, acredita que pode fazer a diferença na unidade pela participação ativa, incentivar o aprendizado e acompanhar o crescimento da filha.
Pelo mesmo segmento, Divino André é membro do conselho na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Cesário Ferreira da Silva, no distrito de Ouroana. Ele participa do órgão pela primeira vez e confidencia que o filho se sentiu honrado com a participação. “Meu filho tem nove anos e cobra em casa a presença da família na unidade. Acredito que desta forma posso incentivá-lo de alguma maneira e dar bons exemplos”, destacou.
A coordenadora dos Conselhos e Grêmios Mirins, Helena de Souza, viu a solenidade como o encerramento dos trabalhos do primeiro semestre de recomposição de conselhos e grêmios mirins. “A sensação é de dever cumprido, de que as coisas estão no caminho certo e que nós podemos juntos fazer sempre mais por nossas escolas, contando com pais, servidores e os próprios alunos”.
O secretário de Educação, Levy Rei de França, elogiou o trabalho desenvolvido pela coordenadora Helena, descrevendo-a como exemplar e colaborativa no desenvolvimento da educação no município. “Os processos eletivos que acontecem nas escolas são prova da gestão democrática e promoção da autonomia pedagógica nas unidades. Mantivemos o ritmo de amadurecimento em termos de estrutura da educação no município e o resultado tem aparecido na qualidade do ensino”, salientou.
Foto: Charlene Ferreira
Auditório lotado durante a posse dos novos conselhos