st1:{behavior:url(#ieooui) } / Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 16 a 20 de maio a Semana de Luta Antimanicomial.
A Semana de Luta Antimanicomial está incluída em um movimento que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com patologias mentais. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa em nome de um tratamento, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
A Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS, sendo estabelecido o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e tendo o 18 de maio definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.