A jornalista Sabryna Moreno, natural de Rio Verde, lançou seu livro-reportagem "Vidas Transbordantes: Histórias Reais de Pessoas com Deficiência" no Teatro Municipal Lauro Martins, na noite de segunda-feira, 30 de outubro. A obra, que já havia recebido o prêmio Expocom de melhor livro-reportagem na região Centro-Oeste, também foi finalista do Intercom, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
O evento de lançamento contou com o apoio do projeto "Escritores agora têm vez", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, e demonstrou o compromisso do Município em destacar produções literárias de relevância.
Estiveram presentes ao lançamento da obra, o secretário de Cultura, Isaac Pires, o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Idelson Mendes, o vereador e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Histórico, Cultural e Ambiental, José Henrique de Freitas, o presidente da Arlao (Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios), Adelício Ala.
"A publicação da obra da Sabryna Morena foi possível graças ao projeto 'Escritores agora têm vez', uma iniciativa que tem contribuído para que, desde 2017, os nossos autores realizem o sonho de publicar suas obras. Ela está de parabéns por retratar nas páginas um tema tão sensível e atual" , afirmou Isaac Pires.
"Vidas Transbordantes" apresenta a experiência de seis pessoas com deficiência, com o intuito de quebrar estereótipos e narrativas simplistas que frequentemente cercam esse tema. Sabryna Moreno enfatiza que, assim como qualquer outra pessoa, aqueles com deficiência têm histórias ricas e complexas para compartilhar. "No livro, narro o meu encontro com elas, as protagonistas dessa obra, cada uma com suas diversidades e subjetividades", destaca a autora.
Além de documentar essas histórias, o livro também serve como um veículo para discutir o capacitismo, um termo que se refere à discriminação e ao preconceito contra pessoas com deficiência. A autora convida os leitores a se unirem na luta contra esses preconceitos e na celebração da diversidade.
Sabryna Moreno graduou-se em Jornalismo pela UFG (Universidade Federal de Goiás) e atualmente cursa o mestrado em Comunicação na mesma universidade. Ela faz parte da equipe de jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia. A autora, que carrega em seu currículo o prêmio e a obra premiada, é uma defensora de práticas jornalísticas que buscam enfrentar o capacitismo e combater a estigmatização.
O lançamento do livro "Vidas Transbordantes" é um passo importante em direção a uma compreensão mais completa e respeitosa da vida das pessoas com deficiência. A obra desafia os preconceitos e convida a sociedade a enxergar a riqueza e a complexidade de suas histórias.