ACESSIBILIDADE
TAMANHO DA FONTE:
A+
A
A-
  • serviços Cidadão

  • serviços Empresa

  • serviços Servidor

  • consulta Processos

  • Acesso à
    Informação
+
postado em 02 set 2009 em Secretaria de Assistência Social

Jovens assistidos pelo CREAS formam-se em curso de introdução ao serviço de garçom e garçonete

A secretária de Promoção Social de Rio Verde, Clarice Martins, participou na tarde de ontem, 01, da formatura de 20 adolescentes cadastrados no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). Os jovens se formaram no curso de introdução ao serviço de garçom e garçonete do Senac.

 O curso, que teve duração de 60 horas/aula, foi oferecido para estes jovens através de uma parceria entre Prefeitura de Rio Verde e Senac.   De acordo com a diretora do Senac, Mariza Abud, todos as pessoas possuem direitos, mas para se ter direitos deve-se ter deverem também. “Todos temos uma luta, uma história de vida, por isso espero que a luta de vocês não termine aqui. Quero ajudar com oportunidade de estudo cada um de vocês. Daqui pra frente outras etapas virão e desejo que todos superem os problemas”.   Clarice Martins contou para os formandos um pouco de sua história de vida. “Comecei a trabalhar com 13 anos de idade, e também passei por várias dificuldades. Por isso espero que vocês enfrentem a vida, pois vocês vão vencer”.   Após a fala das autoridades, alguns formandos deram seus depoimentos. J.P.D. agradeceu a oportunidade oferecida aos jovens. “Vou sentir muita saudade de todos aqui e do aprendizado, por isso peço às autoridades aqui presentes que nos ofereça mais cursos”.   L.G.S. destacou a importância do curso em sua vida. “Estas aulas vão me ajudar bastante daqui pra frente. Ele já nos deu muita educação e o que aprendi aqui não vou esquecer nunca”.   O CREAS   O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade estatal, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.   Público alvo do CREAS:   ·        Crianças e adolescentes em situações de risco e violação de direitos. ·        Adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida sócio-educativa em meio aberto (Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviços à Comunidade – PSC); ·        Idosos, em situação de negligência e maus tratos; ·        Pessoas portadoras de necessidades especiais, em situação de negligência e maus tratos; ·        Mulheres vítimas de violência; ·        População em situação de rua,   Os usuários do CREAS recebem atendimento especializado por encontrarem-se em situação de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidade.   O Encaminhamento dos usuários para o CREAS (para serem atendidos e acompanhados psico e socialmente), deverão ser realizados pelo Conselho Tutelar, pela Promotoria e Juizado da Infância e Juventude, pela Delegacia da Mulher e pela rede sócio assistencial existente.   No ano de 2009, até a presente data, o CREAS já recebeu os encaminhamentos de 328 usuários e aproximadamente 700 pessoas entre os usuários e seus familiares sendo:  
  • 40% usuários foram encaminhados por encontrarem-se em situação de risco pessoal e social, seja criança, adolescente, mulher, idosos, pessoas em situação de rua e/ ou deficientes e,
  • 60% usuários são adolescentes em conflito com a lei (Jovens Infratores), que estão cumprindo algum tipo de medida sócio educativa, seja ela Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), ou Liberdade Assistida (LA)
                              Fotos: Cairo Fagundes     Clarice Martins e reprsentantes do Senac assistem entrega de certificados à formandos       Secretária de Promoção Social e Diretora do Senac falam da importância do curso na vida dos jovens      Formandos recebem certificados

Compartilhe notícia:

Telefones úteis

Lista telefones da Prefeitura

Executivo

Gabinete do Prefeito

64 3602-8030

Órgãos e Empresas Públicas

Procuradoria Geral do Município

64 3602-8026

AMT - Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito

64 3620-2069 / 3620-0007 e 156

IPARV – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Rio Verde

64 2101-7100 , 2101-7101, 2101-7102

PROCON

64 3602-8600

AMAE/RV - Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico

64 3620-2065 / 9 9264-3896

Hospital Materno Infantil Augusta Bastos (HMIAB)

64 3602-8100 - 64 36028123

Ouvidoria - Prefeitura de Rio Verde (GO)

64 3602-8080

Superintendência de Fiscalização de Postura

64 99201-2730

Departamentos

CMEI Professora Judith Iara Alves Augusto

64 99284-7521

EMEF Professora Maria Dulce Rocha Duarte Barbosa

64 3620-2011 / 9 9278-2472

CMEI Caminho da Vida

64 3620-3228

Secretarias

Secretaria de Planejamento e Gestão

64 3602-8040 / 3602-8087

Controladoria Geral do Município

64 3602-8055

Secretaria de Assistência Social

64 3602-8800

Secretaria de Turismo

64 3620-2146

Secretaria da Fazenda

64 3624-2400 / 2413

Secretaria de Educação

64 3602-8200

Secretarias

Secretaria de Saúde

64 3602-8100 - 64 3602-8123

Secretaria de Ação Urbana e Serviços Públicos

64 3602-8660 - 643602-8658

Secretaria Infraestrutura Urbana

64 3602-7200

Secretaria de Infraestrutura Rural

64 3620-0012

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável

64 3620-4130

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

64 3612-1944

Secretaria de Esportes e Lazer

64 3620-2081, 3620-2042, 3620-2119

Secretaria de Meio Ambiente

64 3602-8400

Secretaria de Comunicação Social

64 3602-8001

Secretaria de Cultura

64 3620-2071

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

64 3602-1281 / 64 992241507