A jornalista e mestranda em Comunicação, Sabryna Moreno, lança, em Rio Verde, sua cidade natal, o livro-reportagem “Vidas transbordantes: histórias reais de pessoas com deficiência”. O evento será nesta segunda-feira (30/10), às 19h30, no Teatro Municipal Lauro Martins. O lançamento tem apoio da Prefeitura de Rio Verde, por meio do projeto “Escritores agora têm vez”, da Secretaria Municipal de Cultura.
Antes mesmo da publicação, a obra recebeu o prêmio Expocom de melhor livro-reportagem do Centro-Oeste e foi finalista da premiação nacional, pelo Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).
O livro, constituído por vivências de seis personagens reais, tem como objetivo mostrar que é preciso e possível contar histórias de pessoas com deficiência sem limitá-las a símbolos de superação e estereótipos. “Assim como eu e você, são pessoas com muito a contar. No livro, narro o meu encontro com elas, as protagonistas desse livro, cada uma com suas diversidades e subjetividades”, pontua a autora. Por meio da leitura de cada página, Sabryna Moreno convida todos a caminhar juntos no enfrentamento ao capacitismo, termo utilizado para descrever a discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência. Sobre a autora Nascida em Rio Verde - GO no ano de 2001, Sabryna Moreno soube que seu destino era a comunicação quando falou sua primeira palavra, num microfone de rádio, ao lado de seu pai, o radialista e comunicador Moreno. Aos 16 anos de idade, se mudou para Goiânia, graduando-se em 2022 no curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente cursa Mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG, na linha de Mídia e Cidadania, e faz parte da equipe de jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia. Autora do livro-reportagem “Vidas transbordantes: histórias reais de pessoas com deficiência”, se descreve como defensora de práticas jornalísticas que enfrentam o capacitismo e a estigmatização de mentes e corpos diversos.