Aconteceu na noite desta quinta-feira, 27, no clube Dona Gercina, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e é destinada a toda a população do município. O evento tem o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas), reconhecendo a responsabilidade dos federados.
Cerca de 180 pessoas prestigiaram a programação, que em sua abertura contou com a apresentação artística das crianças do coral ligado ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que interpretou três canções. A tribuna de honra contou com as presenças das seguintes autoridades: da secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Clarice Martins; do secretário de Juventude, Ciência e Tecnologia, Fausto Caparelli; da subsecretária estadual de Educação, Deusmaura Leão; da subprefeitura de Riverlândia, Odete Fonseca; o membro do Conselho Municipal, Raimundo Gomes, no ato também representando os usuários integrantes do serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos do Cras; e a servidora Ana Carolina Franco, na oportunidade representando os trabalhadores da Secretaria de Assistência Social. Além, de pessoas inscritas para participar da Conferência. A solenidade teve início ao som do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, Clarice Martins, autoridade maior do evento, abriu oficialmente a Conferência. Em seu discurso, ela disse que todo o trabalho realizado pela Secretaria é feito com muita dedicação pelos funcionários da Pasta, que não medem esforços em atender os usuários do Programas da melhor maneira possível. Clarice Martins enfatizou também que o país vem passando por grandes mudanças e que ela acredita que dias melhores virão para a nação brasileira. “Sei que juntos conseguiremos realizar ainda mais ações para a nossa cidade. Acredito em minha equipe continuará executando seu trabalho com muito compromisso. Sei que essa Conferência nos ajudará a traçar metas para melhor atender os beneficiados com os diversos Programas executados pela Assistência Social”, concluiu a secretária. Depois, a conselheira municipal, Vanuza Cruvinel, fez a leitura do regimento interno, que ao final foi posto em votação e teve aprovação unânime. A palestrante Belkiss Eriana Amaral, que tratou o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, disse que a Secretaria de Assistência Social de Rio Verde serve de modelo e exemplo para muitos municípios. “Em visitas a outras cidades percebo a diferença como o assunto é tratado por aqui. Fico admirada pelo trabalho realizado, desde a distribuição de salas, estrutura física e de material humano disponível para atender quem precisa. Bom seria se isso acontecesse em todos os municípios. Parabéns à equipe e à Clarice pela excelente gestão”, finalizou. O tema em pauta foi debatido logo após de encerrada a palestra. A programação da IX Conferência Municipal de Assistência Social se estende durante toda a sexta-feira, 28, com palestras, paineis e mesas redondas.Fotos: Charlene Carmo
Participantes no momento da chegada à Conferência
Apresentação do Coral do Peti
Em torno de 180 pessoas participaram do evento
Mesa de honra durante a solenidade de abertura da X Conferência
Clarice Martins: "sei que essa Conferência nos ajudará a traçar metas para melhor atender os beneficiados com os diversos Programas"
Belkiss Eriana Amaral, palestrante da noite