No último sábado ,12, às 14h no Sindicato Rural de Rio Verde, foram realizadas as solenidades de encerramento do projeto “No mundo da fantasia... Música e Dança todo Dia” que teve como principal objetivo desenvolver nas crianças a interação, a socialização, expressão corporal, autoestima, emoções e sentimentos.
Dentre as atividades desenvolvidas no encerramento estavam: apresentações musicais, exposição de trabalhos, pintura de rosto, oficinas de desenho e trabalhos com sucata.
Aproveitando que no sábado foi realizada a 1ª etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a paralisia infantil, para crianças de 0 a 5 anos, na ocasião estava presente uma equipe da vigilância epidemiológica realizando a imunização.
O evento contou com a presença do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, do coordenador pedagógico, Lindomar Barros Santos, equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, pais e alunos das escolas que receberam o programa.
O projeto teve duração de três meses e beneficiou as unidades pertencentes ao núcleo III, que compreendem as escolas: Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Pão da Vida, EMEI Enedina Maciel, EMEI Marieta Ferreira, EMEI Maria da Glória, EMEI Severino Gomes, EMEI Nosso Coleguinha, Centro Educacional Mauricio Suaiden, EMEF Professor Cesário (do Distrito de Ouroana) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Clodovel Leão de Almeida, com crianças de 4 a 5 anos.
Segundo a idealizadora do projeto, coordenadora pedagógica do núcleo III de educação infantil, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Kamila Gusatti Dias, na Educação Infantil, a música é uma motivação para aprender, permite a troca de experiências e aprendizagens, estimula a oralidade, a imaginação e a criatividade. Ela proporciona à criança o desenvolvimento da memória, da atenção e do respeito.
“Hoje tanto nas crianças como nos professores houve uma elevação de autoestima, animação, interação e socialização. O projeto veio para aguçar a oralidade, melhorando o envolvimento e a aprendizagem das crianças.” Ressaltou a coordenadora.
Simone Teixeira, professora e coordenadora da EMEI Nosso Coleguinha, disse ter participado ativamente do projeto que proporcionou um resgate de músicas, danças, instrumentos musicais, levou convidados e obteve envolvimento dos pais. “Nós tínhamos crianças que não se relacionavam com os colegas e através do programa houve perda de inibição, melhorando o aprendizado dos alunos”. Afirmou Simone.
Para Gislaine Freitas, mãe de aluna que participou do “No mundo da fantasia...Música e Dança todo dia”, “Essa é uma iniciativa muito boa para os nossos filhos por que eles se desenvolvem mais e melhora até mesmo na educação.”
Falando sobre o desenvolvimento da filha após o projeto, Gislaine afirma que ela ficou mais desinibida e com maior facilidade para aprender tanto em casa como na escola.
O secretário, Levy Rei de França cumprimentou a todos os presentes citando o projeto como inovação. “Tem que ensinar, tem que alfabetizar, mas é importante que a criança goste primeiro da escola e aprenda brincando.” Ressaltou o Secretário.
Fotos: Cairo Fagundes
"É importante primeiro que a criança goste da escola e aprenda brincando" disse Levy
Crianças interpretando o Hino de Goiás
Presença maciça foi um dos pontos altos do evento
Distribuição de guloseimas foi um atrativo para os presentes
Pinturas nos braços chamou a atenção das crianças
As pinturas e os desenhos foram uma das atividades mais procuradas