A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental e o Instituto Federal Goiano, estão dando continuidade ao Projeto “Hortas Escolares”.
O objetivo das hortas é buscar a apropriação pelos alunos e professores de uma ferramenta pedagógica para a melhoria do ensino das matérias curriculares tradicionais, além de promover a melhoria da merenda. Nelas são plantadas alface, couve, abobrinha, couve-flor, tomate, cebolinha, repolho e salsa, além de outras hortaliças.
A aceitação do projeto tem sido muito grande, tanto por parte de professores e alunos, como também pelos pais, que tem a oportunidade de se integrarem mais à escola de seus filhos, como voluntários para cuidar da horta ou participando de palestras sobre alimentação saudável.
Em visita as dez escolas que tem o projeto implantado, o secretário de Educação, Esporte e Lazer Levy Rei de França, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Ambiental Marion Kompier e o diretor do Instituto Federal Goiano, campos Rio Verde, José Weselli de Sá Andrade, enfatizaram que o principal objetivo do projeto é o contato maior dos alunos com a natureza e a reeducação alimentar.
Espera-se que até o dia 24 de setembro as hortas estejam instaladas em todas as unidades.
Alunos participam da implantação da horta
Levy e Marion exibem as sementes que serão plantadas na horta