O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, recebeu na manhã desta terça-feira, 19, a diretoria de todos os grêmios escolares mirins da zona urbana.
“Pela primeira vez os grêmios receberão uma porcentagem em dinheiro e poderão decidir como investir nas unidades. Agora, eles terão a oportunidade de aprender a gerir um recurso financeiro”, destacou Levy.
Cada grêmio escolar recebeu 3% do total da verba recebida pela escola, por meio de recursos do programa Dinheiro na Escola Municipal (PDEM). Na ocasião, a Coordenadora dos Grêmios Escolares, Helena da Silva Guimarães, juntamente com o Secretário, promoveu uma oficina financeira para ensinar os alunos a administrar o recurso.
O dinheiro vai ficar no banco sob a responsabilidade do conselho escolar e poderá ser gasto com material para as atividades dos grêmios, com exceção de produtos alimentícios. Na reunião, os jovens líderes foram orientados a gastar a verba recebida a partir de definição de prioridades, aprovação da diretoria do grêmio, pesquisa de preços, compra à vista, exigência de nota fiscal, conferir os produtos recebidos, utilizar os produtos de forma programada, deixar uma reserva para emergências e prestar contas.
Ao final, Levy disse que a educação tem avançado em Rio Verde e salientou a importância do grêmio mirim para o desenvolvimento dos alunos. “Neste ciclo de renovação, está sendo ensinada como é a vida lá fora. Se desde pequeno a gente aprender a respeitar certas regras, levaremos esses valores para toda a vida”, finalizou.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Representantes dos grêmios escolares mirins da zona urbana em reunião
O Secretário de Educação, Esporte e Lazer e a coordenadora dos grêmios conversam com os representantes