Operação faz parte do programa Rio Verde Mais Segura
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, a etapa "Fungicida", segunda etapa da operação Cio da Terra, que faz parte das ações do programa Rio Verde Mais Segura. A ação consiste no patrulhamento preventivo em estradas e propriedades rurais, com a união das polícias Rodoviária, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e AMT, através do cronograma definido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM.
A operação recebe este nome por acontecer na época em que os fungicidas, que possuem alto valor agregado, estão nas propriedades rurais, atraindo a atenção de criminosos, por isso a necessidade das forças de segurança “visitando os produtores rurais, fazendo patrulhamento nas estradas rurais do município, para evitar que o produtor rural tenha prejuízo com criminosos que possam vir furtar essas propriedades”, afirma a Secretária Executiva do GGIM, Renata Ferrari.
A operação recebeu o apoio dos moradores da zona rural. “Isso é o que a comunidade rural espera e precisa, então a gente fica muito satisfeito dessas ações e acredito que tem resultado efetivo, por que a marginalidade percebe a presença da polícia e se afasta”, afirma o produtor rural Márcio Rocha. O operador de máquinas Orcival da Silva também gostou: “é uma grande honra para nós, por que a gente necessita disso aqui”.
Os resuttados da operação serão fundamentais para a segurança pública da zona rural. “Nós mantivemos contato com os proprietários rurais e eles nos passaram algumas informações, nós deixamos telefones de contato e através disso a gente espera aí poder solucionar alguns crimes também que ocorreram nessas localidades”, declara do delegado da Polícia Civil, Carlos Roberto Batista.
O subcomandante da Polícia Militar, Major Jota Júnior, reafirma a importância dessa aproximação com os moradores: “fizemos aquela visita com maior propriedade, onde conversamos ali com o morador, pegamos informações e levamos também orientações pertinentes a segurança pública, em especial ao homem do campo”.
Resultados da operação:
Visitas a propriedades rurais: 16 Bloqueios: rodovias GO 174 Norte, GO 174 Sul e GO 210. Abordagens: 554 Notificações: 16 Veículos apreendidos: 10 Total de quilômetros percorridos: 625 km Efetivo total das forças: 92 agentes Texto: Pedro Cabral Imagens: Renato