Projeto promoverá desenvolvimento humano, social e econômico por meio de uma série de ações em parcerias múltiplas com poder público, empresariado, sociedade civil universidades, operadores do direito, organismos internacionais e segmento dos trabalhadores.
A população de Rio Verde, em Goiás, tem muito que comemorar no aniversário de 160 anos da cidade. Neste ano o Grupo Orsa vai concretizar mais uma importante parceria com o município, que, há sete anos, recebeu a Orsa Celulose Papel e Embalagens, uma das empresas da corporação.
Desde junho, começaram a ser traçadas as primeiras diretrizes para a implantação da Fundação Orsa na região, com o objetivo de aliar o desenvolvimento humano e social ao econômico. Para que isso aconteça, a Fundação atuará de forma integrada com o poder público, a sociedade civil organizada e o empresariado, além de também fomentar parcerias com universidades, organismos internacionais, operadores do direito, segmento dos trabalhadores e comunidades locais.
A primeira ação a ser executada no município será o Projeto Estação SER-PRO, no bairro que leva o mesmo nome, focado no fortalecimento das políticas públicas que envolvem a família como unidade de referência. Com um cronograma de atividades estabelecido para dois anos, o projeto visa o desenvolvimento humano e social de 600 famílias, a qualificação profissional de 600 jovens e adultos e o acesso a atividades culturais, esportivas e de meio ambiente de 500 crianças e adolescentes. Além disso, será inaugurada na Associação Joanna de Ângelis (AJA), parceira da Fundação Orsa no projeto, uma escola de confecção que oferecerá cursos com a perspectiva de gerar trabalho e renda. A escola foi idealizada para suprir a demanda por mão-de-obra especializada na região.
A Fundação Orsa também foi convidada pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV) a compor um Fórum Social de discussão das necessidades e potencialidades do município. A proposta inicial é consultar as universidades sobre a realização de um diagnóstico da cidade e, com base nos resultados, pautar as políticas públicas e o investimento social das empresas.
Rio Verde e o Grupo Orsa
Há sete anos, com a inauguração da Orsa Celulose Papel e Embalagens em Rio Verde, o Grupo Orsa, uma das principais organizações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens, encontrou na cidade o parceiro ideal para a concretização de seus objetivos: criar sociedades sustentáveis promovendo o crescimento econômico e social.
Na unidade de Rio Verde são desenvolvidos, por meio do Voluntariado Corporativo, inúmeros projetos, como o Reciclando na Escola, que desperta a prática da cidadania e da sustentabilidade em crianças e adolescentes por meio da coleta seletiva nas escolas; o Informatizar, que objetiva a qualificação profissional e a inclusão digital dos participantes como aprendizado da informática e o Orçamento Familiar, que dá noções e dicas de economia familiar para a comunidade e colaboradores da empresa. O Grupo Orsa também promove a formação técnico-profissional por meio do Projeto Jovem Aprendiz, de qualificação e inserção no mercado de trabalho, em parceria com o Senai. Além disso, a corporação ainda investe em programas ambientais dentro do seu processo produtivo, como o Gerenciamento de Resíduos gerados na unidade e a Estação de Tratamento de Efluentes, entre outros.
Sobre a Fundação Orsa
É uma instituição sem fins lucrativos que norteou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Criada em 1994, ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos humanos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra ações ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano. O modelo de atuação em rede envolve os três níveis de governo, a sociedade civil organizada, o segmento empresarial e de trabalhadores, além de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, associações de classe e sindicatos, os operadores do direito, as universidades e os organismos internacionais. Até 2007, o valor dos investimentos do Grupo Orsa, que reverte 1% do faturamento bruto à Fundação, somou R$ 132 milhões.
Sobre a Orsa Celulose Papel e Embalagens
Com atuação verticalizada – do plantio de pinus à confecção de papéis para embalagens, chapas e embalagens de papelão ondulado – a empresa se destaca no setor por aliar vários diferenciais: alta qualidade dos produtos, parceria total com seus clientes, desenvolvimento contínuo de produtos, utilização de tecnologia e flexibilidade e agilidade no atendimento (sistema just in time).Além disso, a sua auto-suficiência em matéria-prima e a utilização de fibra virgem de alta qualidade garantem o fornecimento de excelentes e inovadoras embalagens de papelão ondulado.
A empresa investe em tecnologia avançada, com impressoras de seis cores (ou cinco mais verniz), corte, vinco e paletizadoras. Em Rio Verde, a unidade fabril ocupa uma área de 24 mil metros quadrados, gera 450 empregos, tem capacidade para produzir 84 mil toneladas/ano de embalagens de papelão ondulado e é uma das maiores arrecadadoras de ICMS da região Centro-Oeste.
Fonte: TV1 Comunicação e Marketing – Grupo Orsa