A convite de uma professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde, os funcionários Luiz Fernando Maffissoni e Murilo Luiz Peixoto, ministraram na noite desta segunda-feira, 1º, no campus universitário, uma palestra para os alunos de contabilidade. O tema foi a DMS (Declaração Mensal de Serviços) e a Nota Fiscal Eletrônica. “Foi uma explanação muito importante, pois os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre a DMS e emissão de Nota Fiscal Eletronica”, disse o palestrante Luiz Fernando.
Mais de 30 estudantes participaram do evento, que teve momentos práticos, em que por meio de um Data-Show, através de um computador usado individualmente por cada um, puderam acompanhar o passo-a-passo de como fazer a DMS e Nota Fiscal Eletrônica. “Muitos alunos já atuam em escritório de contabilidade e ainda tinham muitas dúvidas na execução desse serviço eletrônico e, em alguns casos, até faziam alguma coisa errada. Agora, estão todos aptos”, destacou Luiz Fernando.
O palestrante destacou ainda o fato de que Rio Verde saiu na frente na implantação do sistema, lembrando que várias outras prefeituras goianas também estão em fase de criação do Programa Eletrônico. “O sistema, além de prático e ágil, ainda reduz custo e facilita a vida do contador e do empresário, que não precisam mais se deslocar até a Prefeitura para a realização de qualquer tipo de serviço. Tudo pode ser feito eletronicamente se a documentação estiver toda regular”.
Conforme destacou, as pessoas estão cada vez mais confiantes no sistema , pois sabem que otimiza o serviço de ambas as partes e é seguro. “No início, houve a fase de adaptação e as pessoas ficavam um pouco inseguras. Agora, já estão bem mais confiantes”. Luiz lembrou ainda que toda empresa precisa fazer a Declaração Mensal de Serviços ou estará sujeita a penalidades previstas em lei.
Fotos: Washington Oliveira
Luiz Fernando Mafissoni
Murilo Luiz Peixoto