Durante todo o dia de terça-feira, 13 acontece no auditório da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde- ACIRV o Fórum Regional de Turismo Região Agroecológica, que compreende os municípios de Rio Verde, Jataí, Serranópolis, Chapadão do Céu, Mineiros, Paraúna, Piranhas e Caiapônia.
Participam do Fórum a Secretária de Turismo de Rio Verde, Maria José Cabral; o secretário Municipal de Juventude, Ciência e Tecnologia, Fausto Emilio Capparelli; a Presidente do Fórum e representante da cidade de Mineiros, Graziele Martins Carneiro Flach; o Diretor de Pesquisa Turísticas da Goiás Turismo, Luiz Stival; o Gerente de Relações Institucionais e o Interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães Soares, além de representantes dos municípios, empresários e representantes do SEBRAE.
O principal objetivo do encontro é fomentar o turismo no estado de Goiás, através da regionalização dos municípios que se integram, tornando mais competitivos e capazes de ganhar novos mercados.
A presidente Graziele Martins deu início ao fórum agradecendo a presença de todos e destacando a importância da participação no desenvolvimento dos trabalhos voltados para a região agroecológica.
Maria José Cabral secretária de Turismo, ressaltou que está a pouco na pasta, porém está firme no compromisso em contribuir para o melhor no turismo de Rio Verde. “Vocês podem contar com a prefeitura de Rio Verde”, afirmou a secretária de turismo.
Quem também discursou foi o Gerente de Relações Institucionais e Interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e representante da Goiás Turismo, Luciano Guimarães Soares, mostrando a importância da criação do Fórum Regional. “No cenário do Turismo no ano de 2002 o Plano Nacional de municipalização de turismo tinha um olhar local e que com o passar dos anos o Ministério do Turismo fez a mudança para um turismo integrado, cooperado deixando de caminhar sozinho no turismo local para regionalizar”, enfatizou o gerente.
No final da sua fala, Luciano deixou uma mensagem de como funciona o Turismo. “Basicamente o turismo é feito por 5 Cs:CAMINHO que é a sinalização, o destino para os turista, CAMA oferecendo um bom leito, COMIDA, Compras, e outro fator principal que os goianos oferecem muito bem o: CARINHO. Ele também afirmou que os municípios da Região Agroecológica não precisam cultivar turistas e sim fãs, que fiquem apaixonados pela beleza que pra mim considerado Patrimônio Natural da Humanidade”, finalizou.
O Diretor de Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo e Ex-Prefeito de Nova Veneza, Sr. Luiz Stival destacou que é com iniciativas com estas que cumprem o dever de casa. “A Goiás Turismo busca através de ações conseguir investimentos para fortalecer o turismo de eventos gerando oportunidades de trabalho para o nosso estado de Goiás”.
Foi passado um vídeo dos pontos turísticos de cada município, mostrando o trabalho da equipe envolvida de 2008 a 2012 como: formatação, organização, feiras em eventos, em que deu – se maior visibilidade de como funciona o Turismo em Goiás.
A presidente do Fórum Graziele Martins Carneiro Flach explanou sobre o Circuito Região Agroecológica que segundo ela é uma junção onde todos trabalham em cima dos roteiros: Eco Cerrado passando por 6 cidades, Passaporte Aventureiro em Caiapônia, Águas Thermais – Jataí, outros projetos em fase de finalização é o Tecno Camp ( Rio Verde/Jataí) e Pé na estrada do Conhecimento voltado para parte pedagógica da história e cultura dos municípios.
O Fórum Regional de Turismo região agroecológica encerra às 17h.
Fotos: Washington Oliveira
Graziele Martins Carneiro Flach Presidente do Fórum e representante de Mineiros
Público presente no Fórum Regional de Turismo Região Agroecológica
Luciano Guimarães Soares falando da importância em abrir os Parques matéria publicada em Revista
Luiz Stival destacou que é com iniciativas com estas que cumprem o dever de casa
representate do SEBRAE fala da expectativa em saber que Rio Verde fará parte Turismo Região Agroecológica