Em função do período chuvoso aumenta a incidência dos casos de dengue, uma preocupação constante e um verdadeiro desafio para as autoridades de saúde. Em Rio Verde, a Prefeitura Municipal lançou, na manhã de ontem, 18, uma força-tarefa no combate ao Aedes aegypti, nome científico do mosquito transmissor da doença.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Rio Verde, Luís Brasileiro, a população deve se conscientizar, por exemplo, sobre a necessidade de escoar a água parada em calhas, vasos de plantas, garrafas e caixas d’água. “São ações que podem ser realizadas em apenas dez minutos por semana e fazem uma grande diferença”, explicou.
Ele aponta que outra grande dificuldade encontrada é o fato de muitas residências estarem fechadas na hora visita dos agentes de saúde. “O agente vai até a casa e não consegue fazer seu trabalho por completo. O dono do imóvel é notificado de que a Vigilância esteve ali e não encontrou ninguém, mas não temos tido retorno. Por isso, informamos que é possível agendar essa visita conosco”, ressaltou. De acordo com Luís Brasileiro, esse agendamento pode ser feito direto na Vigilância Epidemiológica, no seguinte telefone: 3620-2080.