Mais de 88 alunos participantes do programa Mais Educação, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Brígida da Fonseca, participaram na tarde desta segunda-feira, 17, de uma sessão de cinema, no auditório do Sest/Senat, de Rio Verde. O filme escolhido foi “O Menino da Porteira”, selecionado pelos próprios estudantes.
Monitoraram a atividade: a coordenadora do Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação, Idelma de Oliveira e uma das supervisoras do programa “Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos”, Jane Cabral.
A coordenadora do projeto na unidade, Laila da Silva, acredita que o filme auxilia na interpretação, retrata a cultura regional e os valores.
A aluna Andressa Lima, de dez anos, destacou que as aulas funcionam como estímulo à aprendizagem. “Com os filmes podemos também ver um pouco da realidade e aprender mais”, afirmou.
Já o estudante Gabriel Paixão, de nove anos de idade, disse que gosta muito do filme e que já havia assistido na televisão. Animado, o aluno contou parte da história: “O que acontece nos filmes também pode acontecer na realidade”, finalizou.
A professora Maria Divina também acompanhou os estudantes e relatou que aulas incentivam a aprendizagem. “Além de terem acesso ao conhecimento eles também se socializam”, enfatizou.
A promotora de esporte e lazer do Sest/Senat, Rubia Rodrigues repassou orientações aos alunos antes da sessão. “Através do projeto Cine Clube são exibidos filmes nacionais mediante parceria com a SME. Ao término da apresentação é feito um debate com os alunos, cujos pontos principais da história são trabalhados”, explicou.
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas por meio de atividades optativas, melhorando o ambiente escolar. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada (Secad/MEC) e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Foto: Tanabi Fedrigo
Filme exibido foi "O Menino da Porteira"