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postado em 18 nov 2010 em Secretaria de Educação

Escolas Municipais de Rio Verde são classificadas no Concurso Goiás na Ponta do Lápis

 

Foi realizada nesta quinta-feira, 18, às 8h, a entrega de prêmios da 7ª edição do concurso de redação “Goiás na Ponta do Lápis”, que é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues – FAR, contou com a participação do secretário de Educação, Esporte e Lazer Levy Rei de França, da subsecretária regional de Educação Castorina Fonseca Rattes, do representante do Jornal Tribuna do Planalto Enoel Júnior, gestores, familiares e alunos das unidades de ensino.   O concurso deste ano teve como tema: Novas Tecnologias: aliadas ou não da educação? e foi dividido em cinco categorias:   Categoria A - alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; Categoria B - alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; Categoria C - alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Categoria D - estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento (EJA - Ensino Fundamental); Categoria E - estudantes de Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio.   Os dez primeiros colocados por categoria receberam medalhas e certificados, e o primeiro lugar por categoria também recebeu uma bicicleta e a oportunidade de disputar a fase estadual do concurso.   Dezesseis alunos de escolas municipais de Rio Verde foram premiados, divididos em quatro categorias. Fernanda Vitória de 11 anos, faz o 6º ano na Escola Municipal Prof. Luiz Alberto Leão e foi a 4ª colocada na categoria B. “Sempre gostei de ler e escrever, não imaginava que iria ganhar, mas essa foi uma grande oportunidade e eu aproveitei”, destaca a aluna. A gestora da escola Prof. Luiz Alberto Leão, Lélia do Prado, que estava acompanhando as premiações, disse que na unidade duas alunas foram premiadas. Segundo Lélia além de Fernanda que ficou com a 4ª colocação, Milena Soares que faz o 7º ano conquistou a 6ª colocação na mesma categoria, o que é reflexo do trabalho dos professores e ainda levanta a autoestima dos alunos, mostrando que eles são capazes. Levy agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância de incentivar os alunos. “Os espaços não são cedidos, são conquistados temos que incentivá-los a competir, mas também temos que ensiná-los a amar”. De acordo com Enoel Júnior só este ano o Tribuna do Planalto recebeu mais de 360 mil textos do estado. “O sucesso desse projeto se deve única e exclusivamente ao empenho e dedicação de todos. Tanto escolas municipais, estaduais e particulares foram representadas e a comunidade escolar só tem a ganhar com isso”, concluiu.   Abaixo o nome dos alunos de escolas municipais que tiveram redações classificadas no “Goiás na Ponta do Lápis”             Categoria A - 4º e 5º ano do Ens. Fundamental   1º lugar – Denyan Ramos – Escola Municipal José do Prado Guimarães – Rio Verde. Professor Hamilton de Jesus Gonçalves.   2º lugar – Tátyla Porfírio de Sousa – Escola Municipal Rosalina Borges – Rio Verde. Professora Liliane Nascimento Vieira.   3º lugar – Gabriel A. M. Bauk. Escola Municipal Clodoveu Leão de Almeida – Rio Verde. Professora Isa L. B. R. Vieira.   6º lugar – Dyesse Lopes de Almeida. Escola Municipal José do Prado Guimarães – Rio Verde. Professora Maristela Jacinta Silva.   7º lugar – Brendah Souza Santos. Escola Municipal Dr. Checo – Edsel Emrich Portilho – Rio Verde. Professora Maria Terezinha de Carvalho Jesus.   8º lugar – Brunna Amaral Gomes. Escola Municipal Ana Maura Oliveira Jayme – Rio Verde. Professora Maria Aparecida Pedreira Tavares.   9º lugar – Jade Gonçalves de Jesus. Escola Municipal Filadelfo Jorge da Silva Filho – Rio Verde. Professora Walkíria Batista do Carmo.                      Categoria B – 6º e 7º ano do Ens. Fundamental   4º lugar – Fernanda Vitória J. da S. Jimenez. Escola Municipal Prof. Luiz Alberto Leão – Rio Verde. Professora Maraíza Ismênia   5º lugar – Débora Lucas de Sousa Corrêa. Escola Municipal Domingos Moni – Rio Verde. Professora Lucibélia da Cunha Nascimento.   6º lugar – Millene Soares Oliveira. Escola Municipal Prof. Luiz Alberto Leão – Rio Verde. Professora Etiene Borges de Medeiros.   8º lugar – Danielly Costa Martins. Escola Municipal Ana Maura O. Jayme – Rio Verde. Professora Leila Alves. 9º lugar – Sarah Nascimento de Freitas. Escola Municipal Antônio Gomes de Lima – Rio Verde. Professora Rosane de Araújo.   10º lugar – Daniele Rodrigues Silva. Escola Municipal José do Prado Guimarães – Rio Verde. Professora Elsa Aparecida de Souza Soares.                   Categoria C - 8º e 9º ano do Ens. Fundamental   9º lugar – Keytly Laryssa da Silva Souza. Escola Municipal Antônio Gomes de Lima – Rio Verde. Professora Rosane de Araújo.   10º lugar – Layz Lima Santana. Escola Municipal Profª Selva Campos Monteiro – Rio Verde. Professora Luciane Carvalho.                  Categoria E – Ensino Médio – Regular e EJA   9º lugar – João Pedro da Silveira Ferreira. Escola Municipal São José do Pontal – Rio Verde. Professora Renata Pires da Cruz.        GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS    O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
A promoção da cidadania, proposta principal do concurso, pode ser alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever. Neste campo, o mais importante é gerar uma produção do aluno e, como consequência, o desenvolvimento da criatividade, da reflexão, do espírito crítico e do domínio do idioma. De outro lado, o sentido de uma formação para a cidadania aparece na escolha dos temas, sempre relativos às questões coletivas e que podem, portanto, gerar novas ideias/debates sobre o contexto em que está inserida cada comunidade escolar. Pensar sobre o universo de cada um é sempre o primeiro passo para que ações para a mudança possam surgir. Os temas também se propõem a explorar assuntos de caráter universal, capazes de colaborar sempre como metáfora para a compreensão da atualidade ou como caminho para apreensão de algum saber.

Levy com alguns dos alunos que receberam as premiações

Os primeiros colocados receberam medalha, certificado e bicicleta

O secretário de Educação, Esporte e Lazer ao lado da subsecretária regional de Educação Castorina Rattes,  aluna que recebeu premiação e Enoel Júnior (a esq.).

 

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