Datas comemorativas permitem às unidades escolares trabalharem diversas atividades, unindo as comemorações a temas atuais e oferecendo informação aos alunos.
Além de despertar o interesse pela leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Vieira de Moraes, realizou nesta sexta-feira, 19, uma atividade em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, com obras de escritores da região, buscando que a comunidade reconheça os méritos da cultura local.
A gestora da unidade, Walkiria Barbosa, defende a valorização de escritores regionais. “Temos que valorizar o que temos, esquecemos o que há de bom na cidade”.
Para a coordenadora pedagógica, Elenir dos Santos, essa aproximação dos autores da região com as crianças é muito positiva e mostra que eles podem se tornar escritores também. “Costumamos trabalhar obras de artistas distantes dos alunos, aí fica aquele questionamento se realmente eles existem”, enfatiza.
Andreina Vieira, de 11 anos de idade, aluna do 5º ano, declarou que o trabalho foi muito importante para ela perceber a importância da leitura, e ainda ter contato com o idealizador das obras. “É a primeira vez que conheço um escritor, e achei muito legal ouvir histórias de uma escritora rio-verdense”.
A escritora Nilda Barros, foi convidada para participar da comemoração e explicou a importância de incentivar a leitura infantil para o desenvolvimento da criança. “A leitura e a escrita está muito defasada porque acham que é um método cansativo. Incentivar o hábito de ler na idade em que os hábitos se formam é muito importante, e a literatura infantil é o caminho que leva a criança a desenvolver emoções e a imaginação de forma prazerosa e significativa”.
Outra escola que desenvolveu programações foi a Emef Dona Josefina. Aconteceu hoje na instituição de ensino, o Dia “D” da Biblioteca, com diversas apresentações em comemoração ao Dia do Livro, Dia do Índio e conscientização à comunidade escolar sobre a dengue por meio de uma paródia.
Peças teatrais, músicas, declamação e leitura foram algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Segundo a gestora da unidade, Adriane Paludo, cada sala pode mostrar um pouco da sua realidade. “Foi possível perceber o avanço dos alunos mediante o desenvolvimento do hábito da leitura”, salientou. Foto: Tanabi Fedrigo Alunos da Emef participaram de atividades comemorativas